Qual o nome da peça que segura as pastilhas de freio?
A pinça de freio é responsável pela fixação das pastilhas e pistões, além de ser o componente mais solicitado do sistema.
O que é pinça de freio moto?
Também conhecida como caliper, cavalete ou punho, a pinça nada mais é que um cilindro atuador. Ela recebe a pressão do fluido e atua sobre um pistão, fazendo a força necessária para fechar as pastilhas.
Quais são os freios da moto?
Atualmente existem dois tipos de sistemas de freios nas motocicletas: a tambor ou a disco. Por ter produção e manutenção mais acessível, o sistema a tambor é normalmente encontrado em motos mais antigas ou de baixa cilindrada.
O que é uma pinça de freio?
A pinça de freio é uma estrutura fixada na manga do eixo, sendo o alojamento das pastilhas e tem como função pressioná-las contra o disco de freio. O sistema é acionado com o auxílio de pistões hidráulicos internos.
Como saber se a pastilha de freio está ruim?
Frenagem ineficiente: um dos sinais mais comuns de que a pastilha de freio está gasta, é quando o carro perde a eficiência na frenagem, demorando mais tempo para frear. Quilômetros rodados: mais um ponto que deve ser considerado na hora de trocar as pastilhas é a quilometragem.
Quanto tempo dura em média uma pastilha de freio?
Normalmente, a indicação das montadoras é para que a revisão preventiva seja feita a cada 5.000 km. Especialistas em freios, por sua vez, orientam que o condutor faça a substituição da pastilha entre 30.000 e 40.000 km rodados. Depois desse período, o desgaste nas frenagens se torna inevitável.
O que é disco flutuante?
A idéia é explorar este aumento de distância percorrida como conseqüência direta da diminuição do atrito entre o disco e a superfície da mesa devido à camada de ar que existe agora entre as duas superfícies. O atrito entre cada superfície e o ar é bem menor que entre as duas superfícies.
Qual é a função do cilindro mestre de freio?
O cilindro mestre é a peça responsável por acionar a pressão hidráulica dos freios. Ela conta com um reservatório acoplado onde é armazenado o fluído de freio.
Como saber se está na hora de trocar a lona de freio da moto?
A checagem e troca das pastilhas (e lonas) de freio é um cuidado essencial. O melhor é verificar o estado das pastilhas todo mês. Isso pode ser feito visualmente, olhando nas pinças de freio, ou mesmo pelo nível do reservatório do fluído.
Para que serve o freio a disco moto?
Os freios a disco compartilham, basicamente, do mesmo princípio de acionamento dos freios a tambor. Mas a grande diferença está na pressão exercida sobre as rodas, que graças ao sistema de pinças dos freios a disco dá mais estabilidade ao piloto durante uma frenagem. E, de quebra, tem um efeito de parada melhor.
O que acontece quando a pinça de freio está travada?
Existem duas situações principais que vão causar a troca do reparo da pinça de freio. São elas: 1) quando o êmbolo da pinça está travado ou emperrado, o que mantém a roda do carro presa. 2) quando há vazamento de fluido de freio na pinça.
Quantos km dura uma pastilha de freio de moto?
Quilometragem. O recomendando é fazer a revisão das pastilhas de freio a cada 5 ou 10 mil quilômetros rodados. Observar os prazos de revisão indicados pelo fabricante do veículo, prescritos no manual do proprietário, que já incluem a verificação dos freios.
Quando o freio começa a fazer barulho?
Geralmente, estalo ao pisar no freio é sinal que buchas, molas, bandejas, pinos das pinças do freio estão com folgas, mas isso também pode ser a torre do amortecedor solta.
Como saber se a lona de freio da moto está ruim?
– O veículo está “puxando” mais para um lado, dificultando a dirigibilidade; – Veiculo percorre uma distância muito maior até parar completamente; – Trepidação no pedal de freio; – Curso longo do pedal de freio.
Como saber se a pastilha de freio da moto está ruim?
Um sintoma que ajudará você a saber que sua moto precisa de uma troca de pastilhas de freio é que se produz um ruído provocado pelo choque da pastilha contra o disco. Trata-se de um som que aparece cada vez que freia e que antes não existia.
Por que o disco passa a flutuar depois da colocação da bexiga com ar?
Isso ocorre pelo fato de o atrito ser minimizado quando há uma camada de ar entre o cd e a superfície de deslize.
Qual a vantagem do disco flutuante?
O atrito entre cada superfície e o ar é bem menor que entre as duas superfícies. No entanto, a inclusão do balão traz uma nova fonte de atrito para o conjunto disco+balão, que é a resistência do ar ao movimento do balão. O fato é que o atrito total do conjunto ainda é menor que o atrito do disco sozinho.
O que é burrinho de freio de moto?
O Burrinho de Freio Allen é um cilindro hidráulico que faz parte do sistema de freio da moto, quando o piloto acionar o manete, um pino penetra no cilindro “burrinho mestre” e faz com que o fluído de freio seja liberando para as pinças de freio, acionando assim os freios.
Como saber se o burrinho de freio está ruim?
Se o pedal dos freios do seu automóvel baixam até o assoalho pode ser sinal de problema no cilindro de freio. Isso acontece quando você aciona o pedal. Além disso, é perigoso porque você passa a não ter eficiência na frenagem. Assim, você pode ver defeito no pedal com o carro parado no semáforo.
O que é patim de freio moto?
Lonas (patim) moldadas sobre patins em material tecnologicamente adequado ao meio ambiente. Também produzidos para equipar todas as motocicletas, scooter’s e ciclomotores produzidos no Brasil, os patins de freio Cobreq® oferecem excelente qualidade de frenagem com alta durabilidade.
O que é uma sapata de freio?
As sapatas de freios são componentes que compõem o sistema de a freio a tambor dos veículos. O seu formato é um semicírculo e sua função é dar suporte para as lonas de freio.