Qual é o preço do virabrequim do motor?
O preço da troca do virabrequim não é dos mais baratos, chegando a custar entre R$ 600 e R$ 800,00 dependendo do modelo.
Quanto custa para fazer o virabrequim?
Em média, a troca dessa peça gira em torno de R$ 700 a R$ 900, dependendo da sua região e do modelo do seu veículo (isso se baseando em modelos populares).
O que faz quebrar um virabrequim?
As rupturas do virabrequim são muito mais frequentemente causadas pelo seguinte: Sobrecarga mecânica do virabrequim devido a falhas de combustão, golpes de aríete, etc. Bloqueio súbito do motor devido a uma transmissão defeituosa, contrapesos soltos, etc.
Qual é a função do virabrequim do motor?
A função desse componente é transformar o deslocamento proveniente do sobe-e-desce dos pistões em movimento de rotação. Grosso modo, é o virabrequim que transmite a energia gerada pelo propulsor para a transmissão, que a distribui para as rodas motrizes do veículo.
O que pode causar folga no virabrequim?
No caso do virabrequim, especificamente, a movimentação com o acionamento da embreagem e rotação do motor, acaba provocando o aumento da folga axial no eixo.
Quando precisa retificar virabrequim?
Entre as características que podem indicar a necessidade de retificar motor do carro estão consumo excessivo de óleo lubrificante de motor e combustível, uma notável perda de potência, escapamento com uma liberação de fumaça muito maior, presença de ruído metálico ao acelerar, superaquecimento, aumento no consumo de …
Como recuperar o virabrequim?
A recuperação do virabrequim, (árvore de manivela) é efetuada em uma retífica cilíndrica, específica para a função, em que é efetuada a retífica em colos de biela, mancais e folga axial lateral do virabrequim, em medidas de precisão, pré determinadas por tabelas dos fabricantes do motor.
Quanto custa a troca do virabrequim?
Quanto custa trocar? Se algo acontecer e você vier a precisar trocar o virabrequim, o custo da troca gira em torno de R$ 600 a R$ 800.
O que acontece se o virabrequim está com folga?
Originalmente, a folga axial mantém as peças alinhadas e evitam o atrito lateral com os mancais e previne desalinhamento das bielas. O aumento da folga pode ocasionar diversos problemas ao virabrequim, bloco e peças móveis como bronzinas.
Como saber se o virabrequim está quebrado?
O veículo emite alguns sinais quando o virabrequim está danificado ou quebrado. Por exemplo, o carro consome combustível e óleo em excesso, surgem muitos barulhos metálicos, o motor superaquece, entre outros.
Como saber se o carro está com folga no virabrequim?
1:284:21Clipe sugerido · 56 segundoscomo identificar uma folga axial virabrequim folga na meia lua …YouTube
Tem como retificar virabrequim?
Portanto, a retifica do virabrequim é um procedimento mandatório para aqueles que precisam recuperar um motor. Esse processo é feito em diferentes etapas, que consistem em serviços técnicos e de alta precisão.
O que é nitretação de virabrequim?
A nitretação do virabrequim é um tratamento termoquímico de superfície , que aumenta a dureza da superfície e lhe proporciona resistência à fadiga e à corrosão, melhorando o desempenho dos aços.
Como recuperar um comando de válvula?
A recuperação comando de valvulas consiste na usinagem da peça, submetendo a processos diversos….Através desse procedimento, é possível obter vantagens como:
- retomada do desempenho original do motor;
- utilização da peça original de fábrica;
- ser mais compensador, quando comparado a aquisição de uma nova peça paralela.
Como é feita a retífica do virabrequim?
A RETIFICA DO VIRABREQUIM serve para recuperar essa importante peça que compõe um motor a combustão. Os motores movidos a gasolina, álcool ou diesel são compostos por pistões que se movimentam com a explosão da combustão. Esses pistões estão conectados as bielas, que estão instaladas no virabrequim.
O que é folga no mancal?
Geralmente, é causado por um ajuste incorreto entre as peças dos componentes, como rolamentos e sua carcaça, um casquilho solto em sua tampa, folga excessiva entre um rolamento e sua luva ou um rotor solto em um eixo.
Qual a diferença da folga axial e radial?
A folga interna radial é a distância entre as esferas e o anel externo. Já a folga axial seria a diferença entre o alinhamento dos anéis. Além da folga C3 há outras indicações de folga, como C2, C4, C5, C9NA, etc.
O que pode provocar a quebra da biela do motor?
Há um mito de que a biela entorta ou quebra por causa da potência do carro. Porém, a causa mais comum de falhas na biela é a falta de lubrificação, que pode acontecer por diversos motivos. O mais frequente é a quebra do filme de óleo, que fica entre o munhão do virabrequim e a bronzina.
O que faz dar folga no virabrequim?
No caso do virabrequim, especificamente, a movimentação com o acionamento da embreagem e rotação do motor, acaba provocando o aumento da folga axial no eixo.
O que fazer quando o virabrequim está com folga?
Nesse caso, em que há o desgaste do virabrequim, uma das soluções é retificar os colos e analisar as folgas axiais da peça. No caso de o eixo estar empenado, o profissional responsável pelos reparos de mecânica pode reverter esse problema usando processos adequados.
Como saber se é preciso retificar o virabrequim?
Sinais que apontam a necessidade de retífica de motor
- Alto consumo de óleo e combustível. …
- Fumaça branca constante no escapamento. …
- Baixo desempenho devido à alta quilometragem (>100.000) …
- Presença de ruídos no motor.
1 de nov. de 2018