Skip to content

MAX Turbos

Tudo sobre carros e muito mais

Menu
Menu

Qual a funcao do eixo de comando?

Posted on março 17, 2023

Qual a função do eixo de comando?

Há quem diga que o eixo de comando é uma espécie de maestro do motor do carro e, verdade seja dita, é quase isso mesmo: ele é responsável por controlar as válvulas que, por sua vez, fazem a admissão de combustível nos cilindros, gerando força para que o carro se movimente.

Qual a função do eixo de comando de válvulas?

Vamos tentar: o eixo comando de válvulas faz abrir e fechar as válvulas de admissão que permitem a entrada dos gases para serem queimados dentro do motor, e as válvulas de exaustão que vão permitir a saída dos gases queimados para o escapamento.

Porque o eixo de comando quebra?

5) A quebra do comando pode ser atribuída a dois fatores: o empenamento da gaiola (mancais) e da parte superior do cabeçote. Uma das formas de se verificar se a gaiola está empenada (a mais simples), remover a gaiola e retirar o eixo quebrado, ao introduzir o eixo novo sobre a gaiola, gire livremente com mão.

Como saber se o comando de válvula está ruim?

Confira 5 sinais de válvulas desreguladas

  1. Ruídos. Esse é o sinal mais clássico de que algo de errado está acontecendo nesse comando de peças. …
  2. Fumaça. Quando o carro faz fumaça na hora da partida, é o momento para parar em uma oficina. …
  3. Perda de potência do motor. …
  4. Aumento no consumo de combustível. …
  5. Aquecimento do sistema.

10 de set. de 2018

Como recuperar um comando de válvula?

A recuperação comando de valvulas consiste na usinagem da peça, submetendo a processos diversos….Através desse procedimento, é possível obter vantagens como:

  1. retomada do desempenho original do motor;
  2. utilização da peça original de fábrica;
  3. ser mais compensador, quando comparado a aquisição de uma nova peça paralela.

Qual é a função do balancim?

O balancim é a peça responsável pela transmissão do movimento do eixo de comando em direção às válvulas de admissão e válvulas de escape do motor, processo que ocorre por meio do contato direto dessas peças com os tuchos e de acordo com a movimentação do eixo.

Quando trocar o comando de válvulas?

Quando for substituir um eixo comando de válvula, verifique se há algum empenamento na parte superior do cabeçote, pois se estiver empenado poderá causar a quebra do comando. Esse empenamento geralmente ocorre quando o motor já sofreu superaquecimento.

Qual é a peça fundamental do motor?

O bloco é uma peça única de ferro ou alumínio que aloja os cilindros, o líquido refrigerante e as tubagens de óleo e a cambota. É, portanto, a principal parte estrutural do motor.

Tem como retificar o eixo de comando de válvula?

A retífica ou RECUPERAÇÃO DE EIXO DE COMANDO DE VÁLVULA é um serviço voltado para reparar os desgastes sofridos pela peça. O eixo de comando é um mecanismo presente em motores de combustão interna. A função desse mecanismo é regular a abertura das válvulas.

O que acontece se o tucho hidráulico está ruim?

Ocorre que, em casos de desgaste moderado, esta válvula começa a falhar e o motor faz um característico “tec tec tec” por alguns segundos, até que o tucho seja pressurizado. Isso também pode ter relação com baixa pressão na bomba de óleo.

Onde fica o Tucho no motor do carro?

Os tuchos são componentes que transmitem os movimentos dos cames (ressaltos) do comando de válvulas para as hastes de comando dos balancis ou por meio das hastes das válvulas. Sua localização no motor depende do comando de válvulas, mas pode ser instalado no bloco ou cabeçote.

O que é um motor Roletado?

Motores em que os mancais do virabrequim e das bielas são constituídos por rolamentos — daí “roletado” — não são novidade. A firma alemã Hirth produzia virabrequins com essas características para os Mercedes F-1 de 1954 e 1955, e também para os motores Porsche 1,5-litro de duplo comando por cabeçote, da mesma época.

O que estraga o cabeçote?

A causa mais comum de danos severos ao cabeçote é quebra da correia dentada que aciona o comando de válvulas. Quando se rompe, tira de sincronismo a abertura e o fechamento das válvulas.

O que acontece quando a junta do cabeçote está queimada?

Junta do cabeçote queimada Fumaça excessiva nos canos de escape; Redução rápida da água do radiador; Velas de ignição úmidas; Falhas no motor.

O que é comando do cabeçote?

Esta peça tem um papel fundamental no funcionamento do cabeçote e do motor do seu veículo como um todo. Ele é responsável por controlar as válvulas que, por sua vez, fazem a entrada de combustível, gerando a força suficiente para que o carro se movimente.

Porque os tuchos fazem barulho?

Tal problema acontece por diversos motivos, e um dos principais é o desgaste da peça. Quando isso acontece, basta trocar o tucho. No entanto, quando a troca é feita mas a peça continua com problemas, é preciso avaliar o comando de válvulas ou mesmo o fluxo de óleo dentro do motor.

Qual a diferença entre tucho mecânico e hidráulico?

Basicamente existem dois tipos de tuchos, os convencionais (mecânicos) e os hidráulicos. O tucho mecânico é totalmente sólido, ou seja, tem seu corpo rígido enquanto que o tucho hidráulico é oco formando internamente um cilindro com um êmbolo. Este êmbolo é mantido para fora pela força de uma mola.

O que é um comando roletado?

A nova tecnologia dos roletados aplicada a alguns motores garante a transmissão sincronizada entre os movimentos junto ao eixo de comando, tuchos hidráulicos e válvulas, usando o efeito rolamento (rolete) entre balancim do motor e cames do comando.

Quantas vezes o motor pode ser retificado?

A retífica do motor precisa ser feita a cada 200 mil km rodados. Isso porque, devido à alta temperatura e ao atrito das peças, o motor fica naturalmente desgastado, até o ponto em que não há outra alternativa a não ser fazer a retífica.

Quantas vezes um cabeçote pode ser retificado?

É bom lembrar que alguns cabeçotes aceitam apenas uma plaina de superfície, enquanto outros suportam até três. Também existem outros serviços, como troca de sede de válvulas e guias de válvulas, bem como retífica do alojamento do comando de válvulas.

Como saber se a água do radiador está indo para o motor?

Para identificar se o vazamento de água no motor está vindo do radiador é preciso primeiramente ter um dia com tempo seco. Após deixar o carro esfriar, passe mão por baixo do radiador. Se for percebido a presença de água na região, é possível que esteja havendo um vazamento.

Posts recentes

  • Para que serve o vime?
  • O que significa a frase Não sabendo que era impossível foi lá e fez?
  • Qual é o formato de unha mais elegante?
  • O que é a equilibração Para Piaget?
  • Quais são os santos guerreiros?

Categorias

  • Automóveis
  • Computador
  • Pregunta
  • Uncategorized
©2025 MAX Turbos | Design: Newspaperly WordPress Theme