Como fazer um contrato social SLU?
O que preciso para constituir uma SLU?
- Documento de identificação oficial com foto, podendo ser a Carteira Nacional de Habilitação;
- Comprovante de residência;
- Certidão de casamento, se for o caso;
- Averbação de divórcio, caso seja separado;
- Recibo de entrega da última Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física;
Em cache
Como deve ser a razão social de uma SLU?
Para esse registro, os primeiros nomes do empreendedor podem ser abreviados, porém o último sobrenome não. Por exemplo, vamos supor que o nome da empreendedora seja Maria da Silva Souza. A razão social da sua SLU pode ser Maria da Silva Souza Ltda, ou M. S Souza Ltda.
Em cache
O que deve constar no contrato social?
O Contrato Social é um documento jurídico como a certidão de nascimento de uma empresa. No contrato social que irão constar todos os dados básicos do negócio, como: quem são os sócios, qual o endereço da sede, quais os deveres de cada sócio com o empreendimento e qual o ramo de atuação, entre outras pontos.
Qual o ato constitutivo da SLU?
O ato constitutivo do sócio único observará as disposições sobre o contrato social de sociedade limitada. O ato de extinção de sociedade limitada unipessoal observará as disposições sobre o distrato do contrato social. Sem prejuízo do disposto neste Capítulo, a unipessoalidade permitida pelo parágrafo único do art.
Como deve ser o nome de uma sociedade limitada Unipessoal?
Outra informação importante é que, no caso da Sociedade Limitada Unipessoal, a razão social da empresa será o nome do proprietário, seguido da palavra limitada. É possível abreviar os primeiros nomes, mas não o último sobrenome.
Qual a natureza jurídica de uma SLU?
A natureza jurídica Sociedade Limitada Unipessoal é a mais recente da legislação brasileira. Ela foi criada pela Lei nº 13.874 de 20 de setembro de 2019, conhecida como a Lei da Liberdade Econômica, conforme o Art. 1.052: “A sociedade limitada pode ser constituída por 1 (uma) ou mais pessoas.
Como deve ser o nome empresarial de uma SLU?
As alterações na razão social da empresa – SLU
Na hora de fundar uma empresa com base na Sociedade Limitada Unipessoal, o empreendedor tem como obrigatoriedade utilizar o seu nome de civil como razão social da empresa e em seguida usar a palavra “limitada” abreviada (Ltda).
Quantos sócios pode ter uma SLU?
Muitos empreendedores ainda se perguntam o que é SLU, como esse modelo de empresa funciona e de onde ele surgiu. Pois, apesar de ter “sociedade” no nome, ela pode ser constituída somente por uma pessoa e mantém a característica de “limitada”, que é justamente o fato que protege o patrimônio particular do sócio.
Quem é responsável pelo contrato social?
O registro de uma sociedade exige que os sócios elaborem e registrem o Contrato Social junto à Junta Comercial de seu estado. Se a sociedade for simples, esse registro é realizado por um Cartório de Registro das Pessoas Físicas.
Qual a diferença entre CNPJ e contrato social?
De forma simples, podemos dizer que o contrato social é o documento que certifica a fundação de uma empresa. Ele, juntamente com o cadastro do CNPJ, serve para comprovar a existência do negócio e também fazer a definição básica de algumas informações, como qual o tipo de sociedade a ser formada.
Quais as desvantagens da SLU?
Desvantagens. Por ser uma empresa com um único sócio, pode ser difícil encontrar apoio e suporte para problemas ou desafios que surgirem no negócio. Para alguns setores ou tipos de atividades empresariais, pode haver limitações na quantidade de recursos e capital que podem ser levantados através de uma SLU.
Qual a natureza jurídica para SLU?
A natureza jurídica Sociedade Limitada Unipessoal é a mais recente da legislação brasileira. Ela foi criada pela Lei nº 13.874 de 20 de setembro de 2019, conhecida como a Lei da Liberdade Econômica, conforme o Art. 1.052: “A sociedade limitada pode ser constituída por 1 (uma) ou mais pessoas.
Onde é feito o registro da sociedade limitada Unipessoal?
Como abrir uma Sociedade Limitada Unipessoal?
- Solicitar o registro da empresa na junta comercial do estado;
- Fazer a emissão do CNPJ na Receita Federal;
- Obter o alvará na prefeitura, as licenças e certificados aplicáveis e a inscrição estadual.
Quais as desvantagens da sociedade unipessoal?
As principais desvantagens são:
- O faturamento é limitado até R$ 81.000,00;
- Limite de contratação de um funcionário;
- O empreendedor não pode ter outro MEI ou outro tipo de empresa;
- Atividades intelectuais como advogados, médicos, engenheiros, desenvolvedores de software, dentistas, entre outras não são permitidas;
Como fica o nome empresarial de uma SLU?
A razão social de uma SLU deverá conter obrigatoriamente o nome civil completo de seu único sócio, acrescido ao final da palavra “Limitada” por extenso, ou da sua forma abreviada (“Ltda.”). Além disso, são permitidas algumas adaptações na identificação da Firma de uma empresa unipessoal.
Precisa de contador para abrir SLU?
Quem não consegue se enquadrar como MEI e EI pode optar pela SLU e obter mais vantagens do que teria no modelo Eireli. Diante de tantos detalhes, ter o apoio do contador neste processo é essencial; Além do contador, contar com a tecnologia é essencial para o sucesso da sua empresa.
Qual é o capital social mínimo de uma SLU?
A Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) é uma natureza jurídica em que não é necessário ter sócios. Além disso, o patrimônio do empreendedor fica separado do patrimônio da empresa, e também não há exigência de valor mínimo para compor o Capital Social.
Quais empresas não precisam de contrato social?
O MEI é o único tipo de empresa no Brasil que não precisa ter contrato social. Portanto, se a sua empresa se encaixa em qualquer outra natureza jurídica, será necessário elaborar o documento antes da sua abertura.