Como saber se a pasta térmica é boa?
As pastas térmicas que oferecem melhor condutividade térmica são as que possuem cerâmica ou prata na sua composição. Estes são materiais nobres que têm a capacidade de conduzir mais calor. Nas especificações técnicas da pasta térmica existe um fator chamado de “condutividade térmica”.
Quais são os tipos de pasta térmica?
Há alguns tipos de pastas térmicas disponíveis no mercado.
- Pasta térmica de silicone.
- Pasta térmica de zinco.
- Pasta térmica de prata.
- Pastas térmicas caseiras.
Qual a diferença das pastas térmicas?
Elas se diferenciam de acordo com o material utilizado em sua formulação. A pasta térmica branca, por exemplo, é composta por silicone de alto peso molecular. Um dos produtos mais comuns desse tipo é a Pasta Térmica Implastec, e sua condutividade térmica é de – 0,4w/mk. Já a pasta térmica prata é composta por prata.
Qual a diferença entre pasta térmica branca e cinza?
A pasta térmica branca possui uma duração menor do que a cinza, mas devido ao custo reduzido você pode achar financeiramente interessante aumentar a frequência das trocas.
Em cache
O que pode ser usado no lugar da pasta térmica?
Gelol. O gelol é uma pomada para dores musculares e possui uma textura muito suave. Há quem diga que a pasta térmica pode ser substituída pelo Gelol.
Qual a vida útil da pasta térmica?
De modo geral as pastas compostas por uma base de silicone levam cerca de 3 anos até a troca, enquanto as pastas que possuem a base metálica levam por volta de 5 anos. Vale ressaltar que existem modelos mais premium que duram bem mais tempo: cerca de 8 anos, podendo chegar até 10.
O que posso usar no lugar da pasta térmica?
Nutella. Até o creme de avelã queridinho de todos é testado para substituir a pasta térmica.
O que o excesso de pasta térmica pode causar?
Excesso de pasta térmica acaba vazando e danifica outros componentes. Colocada em excesso, a pasta térmica acaba vazando ao colocarmos o cooler. Dependendo da quantidade, pode se espalhar na placa-mãe e prejudicar outros componentes.
Tem algum problema de misturar a pasta térmica?
Evite misturar a pasta nova com restos da pasta velha. Isso pode causar irregularidades nas superfícies de contato entre dissipador e processador, o que faz com que a função da pasta fique prejudicada. Ignorar a substituição da pasta térmica pode ser um problema.
Pode usar pasta de dente como pasta térmica?
Ah, não tem substituto pra pasta térmica! Nada de usar pasta de dente, pomada pra assaduras ou creme de avelã no lugar do líquido.
O que acontece se colocar pouca pasta térmica?
O pior resultado foi jogar um monte de pasta. A função da pasta térmica é evitar a formação de bolsões de ar nas imperfeições dos contatos entre a parte superior do processador e a base do cooler, não ser o condutor em si. Se a camada é excessivamente grossa, pode até se tornar parte do problema.
O que acontece se não passar pasta térmica no processador?
Superaquecimento. Seja devido à poeira que retarda a rotação do cooler da CPU (ventoinha) ou ao endurecimento da pasta térmica entre a CPU e o cooler, o superaquecimento pode fazer com que o computador trave ou fique completamente inativo.
O que acontece se não colocar pasta térmica no processador?
Não se deve usar um processador, nem nenhum componente que dissipe mais de 30w de calor, sem cooler, dissipador, e sem uma pasta térmica boa pra fazer o contato entre os dois. Deixando Metal no Metal, grande parte da condutividade de calor vai ser perdida, e vai resultar numa temperatura de operação bem mais alta.
Quanto tempo dura a pasta térmica?
As feitas com silicone e óxido de zinco costumam ser trocadas uma vez por ano. Já as pastas de prata na composição, podem ficar de 5 a 10 anos no computador sem problema nenhum, pelo contrário! Pois, não existe motivo para trocar a pasta térmica frequentemente.
Qual o tempo de cura da pasta térmica?
É o tempo que a pasta leva para atingir a sua eficácia plena. São necessárias entre 200 e 400 horas de uso. A vida útil da aplicação da pasta é de aproximadamente 2 anos no caso das feitas de silicone. Já as de prata têm qualidade superior, durando entre 5 e 10 anos, dependendo da frequência de uso do sistema.
O que posso usar no lugar de pasta térmica?
Me indicaram "creme dental/ pasta de dente" eles usam a pasta de dente e me indicaram pra emergência. 2: usar a pasta térmica velha do outro processador que já deve tá super gasta e provavelmente ressecada.
Pode reutilizar pasta térmica?
Reaplique a gota da pasta. Não use álcool caseiro porque pode oxidar os metais. Poderia deixar a mesma pasta em casos específicos, como uma medida temporária, ou se a pasta tiver uma boa viscosidade e a pessoa entender o suficiente de refrigeração para saber que a "gambiarra" vai segurar, essas coisas.