Quanto custa para fazer ASO?
A SSO Ocupacional trabalha com preços justos para nossos serviços. Portanto, os Exames Admissionais custam R$ 50,00.
Tem como fazer Aso online?
Apesar do ASO não poder ser realizado unicamente por meio de telemedicina, a clínica de medicina do trabalho ainda pode fazer bom uso dos atendimentos remotos, principalmente para consultas de acompanhamento que não necessitam de exames.
Onde conseguir a ASO?
O atestado ASO só pode ser emitido por um médico com especialização em medicina do trabalho, devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM), ou por uma equipe indicada e orientada pelo coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
Quem paga exame ASO?
Quem paga pelo ASO? Essa é uma das grandes dúvidas do empregado. Por isso, deve-se deixar claro que todos os custos são de obrigação do empregador, ficando a cargo do trabalhador somente comparecer no dia e horário estipulados para realizar os exames.
Tem como fazer exame admissional pelo SUS?
O CFM acrescenta ainda que pela hierarquia das normas, o Manual de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde não invalida o que determina a CLT. Conclui que “nesse sentido, não cabe ao médico do SUS a realização do exame médico admissional, salvo melhor juízo”.
Que exames são feitos no Aso?
Os exames realizados durante o ASO periódico incluem:
- Espirometria: avaliação da capacidade respiratória;
- Audiometria: teste auditivo para profissionais expostos a ambientes com alto nível de ruído;
- Raio-X de tórax: avaliação da saúde pulmonar;
- Eletrocardiograma: avaliação cardíaca.
Pode fazer ASO por telemedicina?
A possibilidade de obter o ASO por telemedicina está respaldada em regulamentações específicas, como a Lei do Atestado Médico Eletrônico (Lei 14.510/22) no Brasil.
Quem deve pagar o exame periódico?
Dessa forma, o exame periódico deve ser realizado no horário de trabalho, de modo que o empregador deve arcar com todos os custos, inclusive àqueles inerentes ao deslocamento do empregado para a realização do exame.
Quem faz o ASO?
Quais são os exames ASO obrigatórios? Os exames ASO, ou seja, os exames realizados por um médico do trabalho que fornece um atestado de saúde ocupacional declarando se o paciente está apto ou não para exercer determinada função estão presentes em diferentes momentos dos funcionários de uma organização.
Sou obrigado a pagar o exame admissional?
Exame admissional: quem paga? O artigo 168 da CLT indica que os exames médicos obrigatórios devem ser pagos pelo empregador, sendo tanto para admissão, como também para demissão e exames periódicos.
O que precisa para fazer o ASO?
O que deve ter em um Exame ASO?
- Nome completo do funcionário;
- Número do registro de identidade (RG);
- Função na empresa;
- Histórico de saúde;
- Especificação dos processos médicos feitos no trabalhador durante o exame, incluindo os exames complementares e a data em que foram feitos;
Quanto tempo demora para sair o resultado do ASO?
Geralmente o resultado do exame admissional de sangue demora 1 dia útil para ser liberado.
Quais são os 5 exames admissionais?
Quais são os exames que as empresas pedem?
- Anamnese ocupacional.
- Pressão arterial e batimentos cardíacos.
- Saúde das articulações.
- Exames admissionais de audiometria.
- Acuidade visual.
- Exame de Avaliação Neuropsicológica.
- Exame Cardiovascular.
Pode trabalhar sem o ASO?
Ele é obrigatório? Sim. O ASO é obrigatório para todos os funcionários registrados, sendo previsto na CLT e na NR-7. Assim, o ASO é uma obrigação de todas as empresas e instituições e, por estar na legislação, a não adoção do ASO pode acarretar em multas para a empresa.
Pode demitir funcionário com Aso inapto?
“O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) é de extrema importância para o ato de demitir, isso porque o empregador só pode rescindir o contrato de trabalho se o empregado que está sendo demitido estiver apto ao trabalho. E caso o ASO concluir por inapto, deve ser suspenso o processo de imediato”.
O que diz a CLT sobre exame periódico?
De acordo com a legislação aplicável, todos os funcionários CLT devem obrigatoriamente realizar exames periódicos.
O que reprova no Aso?
Mas, de forma geral, as principais causas para a reprovação de candidatos no exame admissional incluem: Doenças ou condições de saúde que possam comprometer a capacidade do candidato de desempenhar as atividades relacionadas ao cargo, como problemas de visão, audição, respiratórios, cardiovasculares, entre outros.
Quais exames são feitos no Aso?
Os exames realizados durante o ASO periódico incluem:
- Espirometria: avaliação da capacidade respiratória;
- Audiometria: teste auditivo para profissionais expostos a ambientes com alto nível de ruído;
- Raio-X de tórax: avaliação da saúde pulmonar;
- Eletrocardiograma: avaliação cardíaca.