Qual é a função do choquinho na fisioterapia?
Dentro da eletroterapia existem várias correntes elétricas sendo uma delas o TENS (Eletroestimulação Nervosa Transcutânea, do inglês Trasncutaneo Electrical Nerve Stimulation) ou comumente conhecido como “choquinho”.
Porque o choque alivia a dor?
As ondas de choque é uma onda acústica que transporta alta energia para o local doloroso. Esta energia provoca cura, regeneração e processos de reparação dos ossos e dos tecidos moles. Em muitos casos, haverá uma imediata redução da dor, bem como a melhora da mobilidade e funcionalidade.
Para que serve o choque no músculo?
As ondas de choque são um ultrassom mais potente que estimula a regeneração de tecidos e diminui a inflamação. É o ortopedista que realiza esse tipo de tratamento. A aplicação de ondas de choque para lesões musculares agudas é feita com um cuidado especial pois o paciente ainda está com muita dor.
Qual o objetivo da terapia de choque?
A terapia por ondas de choque é um método inovador para o tratamento de várias doenças musculoesqueléticas, especialmente quando outros métodos conservadores de terapia falharam. É considerada segura, não invasiva, de baixo custo e sem os perigos do procedimento cirúrgico e da dor pós-operatória.
Quantas vezes pode fazer choquinho?
A terapia por ondas de choque é mais indicada para as lesões inflamatórias crônicas. Mas, pode trazer ótimos resultados também em outros casos. Normalmente o tratamento por ondas de choque é realizado com 1 sessão semanal por 3 a 5 semanas. Mas essa frequência pode variar dependendo da patologia.
O que a onda de choque pode causar?
Efeitos colaterais da terapia com ondas de choque:
Embora raros, alguns efeitos colaterais podem ocorrer após o tratamento com ondas de choque, como vermelhidão temporária, inchaço, dor leve ou sensibilidade na área tratada. Esses efeitos costumam ser transitórios e desaparecem em pouco tempo.
O que acontece com o corpo após um choque?
Os sintomas podem variar entre queimaduras cutâneas, lesões a órgãos internos e outros tecidos brandos, arritmias cardíacas e parada respiratória. O diagnóstico baseia-se em história, critério clínico e exames laboratoriais seletivos. O tratamento é de suporte com cuidados vigorosos em danos graves.
Qual o valor da sessão de terapia por ondas de choque?
O valor da sessão é 400 reais.
Como os músculos reagem ao choque elétrico?
A sensação de choque elétrico surge com correntes elétricas de intensidade superior a 1 mA. Com correntes superiores a 10 mA, os músculos contraem-se, o que dificulta, por exemplo, o pulo (salto). Correntes próximas de 20 mA tornam a respiração mais difícil, a qual pode cessar com correntes que chegam a 80 mA.
Qual o nome do aparelho de fisioterapia que dá choque?
A eletroterapia é uma forma de tratamento que utiliza correntes elétricas de baixa frequência para estimular os músculos e nervos do corpo. Os aparelhos de eletroterapia geralmente têm configurações ajustáveis para controlar a intensidade e a frequência dos estímulos elétricos.
Quando usar tratamento de choque?
Quando é necessário fazer o tratamento de choque, ou supercloração, da piscina?
- Surgimento de algas e água verde;
- Contaminação da água pelas chuvas intensas;
- Contaminação da água por contato com animais mortos;
- Contaminação da água por fezes (de animais e pessoas);
- Odor desagradável da piscina (cloraminas);
Quando a fisioterapia começa a fazer efeito?
A média de sessões necessárias para o paciente começar a sentir os efeitos do tratamento é de 3 sessões, dependendo da frequência utilizada, pode variar de 20 a 30 minutos.
Quem não pode fazer fisioterapia com choque?
A terapia feita com Ondas de Choque deve ser evitada em:
- Áreas com quadro de infecção;
- Áreas com tumores cancerígenos;
- Áreas que passaram por infiltração de corticóides recentemente;
- Áreas como olhos, pulmões e cérebros;
- Gestantes;
- Crianças;
- Pessoas com distúrbios graves de coagulação;
Como o choque age no corpo?
O choque elétrico pode ocasionar contrações violentas dos músculos, a fibrilação ventricular do coração, lesões térmicas e não térmicas podendo levar a óbito, como efeito indireto temos as quedas e batidas, etc. humano. Tensão de Contato ( V ) Duração Máxima ( Seg. )
O que o choque elétrico pode causar?
Quando uma corrente elétrica passa pelo corpo humano, pode-se sentir os seguintes efeitos: pequeno formigamento, dores, espasmos musculares, contrações musculares, alteração nos batimentos cardíacos, parada respiratória, queimaduras e morte.
Quanto tempo dura uma sessão de terapia de ondas de choque?
A média de sessões necessárias para o paciente começar a sentir os efeitos do tratamento é de 3 sessões, dependendo da frequência utilizada, pode variar de 20 a 30 minutos.
O que acontece com o corpo depois de um choque elétrico?
Danos elétricos são causados por correntes elétricas, criadas pelo homem, que passam através do corpo. Os sintomas podem variar entre queimaduras cutâneas, lesões a órgãos internos e outros tecidos brandos, arritmias cardíacas e parada respiratória.
O que acontece com o corpo depois de uma descarga elétrica?
Uma lesão provocada por corrente elétrica ocorre quando uma corrente atravessa o corpo e afeta o funcionamento de um órgão interno ou queima o tecido. Muitas vezes, o principal sintoma é uma queimadura na pele, mas nem todas as lesões sérias são visíveis.