O que fala o livro Marília de Dirceu?
Marília de Dirceu é o livro mais famoso de Tomás Antônio Gonzaga e fala do amor idealizado entre Dirceu e Marília. Assim, o apaixonado poeta declara seu amor à jovem Maria Doroteia. Mas também demonstra sua angústia por estar encarcerado, uma dor que encontra alívio somente na certeza do afeto da mulher amada.
Quem foi Marília de Dirceu na vida real?
Maria Doroteia Joaquina de Seixas, mais conhecida como Marília de Dirceu, não foi apenas a musa do inconfidente e poeta Tomás Antônio Gonzaga. Ela também foi uma mulher que não se submeteu às atribuições femininas impostas à época.
Como acaba Marília de Dirceu?
Acabou sendo preso pelo governo português e exilado para Moçambique. Fato este que divide “Marília de Dirceu” em dois momentos: o período em que ele está em liberdade, e o período em que está preso, longe da Maria Doroteia.
Qual o assunto de cada uma das partes da obra Marília de Dirceu?
A primeira parte do poema celebra a pastora Marília como musa e reúne textos escritos antes da prisão. Já a segunda parte, que continua a louvar a pastora Marília, condensa os poemas escritos durante a prisão.
Por que a obra foi chamada Marília de Dirceu?
Mas Marília de Dirceu, é o título de uma obra do poeta luso-brasileiro Tomás Antônio Gonzaga. Marília de Dirceu é praticamente uma autobiografia, já que os versos fazem referência ao amor proibido de Maria Joaquina Dorotéia Seixas e do autor Tomás Antônio Gonzaga, que se representa como o Dirceu.
Quantas páginas tem o livro Marília de Dirceu?
Ficha Técnica
Número de páginas | 224 |
---|---|
Edição | 5 |
Data de publicação | 29.07.2012 |
Idioma | Português |
Porquê Tomás Antônio Gonzaga foi exilado?
Resumo sobre Tomás Antônio Gonzaga
Nasceu em 1744 e faleceu em 1810. Além de poeta, foi juiz de fora, ouvidor-geral, procurador e juiz da alfândega. Acusado de conspiração, foi julgado e condenado ao exílio em Moçambique.
Quais são os principais personagens da obra Marília de Dirceu?
Acredita-se que Dirceu, o personagem principal do livro, represente o próprio Tomás Antônio Gonzaga, enquanto Marília, sua musa inspiradora, foi Maria Doroteia Joaquina de Seixas Brandão, noiva do poeta.
Como Marília e Dirceu se conheceram?
Eles se conheceram quando Tomás trabalhava como Ouvidor Geral em Ouro Preto/MG. A história foi dividia e escrita em 3 partes, essas antes, durante e depois do envolvimento de Tomás com a Inconfidência Mineira, nos anos 1792, 1799 e 1812.
Onde se passa o livro Marília de Dirceu?
Os versos retratam a vida bucolica de Dirceu na região de Minas Gerais no século XVIII, onde ele desempenhava a função de ouvidor (juiz). As liras destacam o amor puro e idílico de Dirceu por Marília, exaltando sua beleza e virtude e expressando o desejo de uma vida simples e feliz ao lado dela.
Qual foi a obra mais importante de Tomás Antônio Gonzaga?
Marília de Dirceu
Tomás Antônio Gonzaga é um conhecido poeta árcade cuja obra mais famosa é o livro Marília de Dirceu. Essa obra apresenta elementos como idealização amorosa e bucolismo. O escritor Tomás Antônio Gonzaga é um dos principais nomes do arcadismo brasileiro. Tomás Antônio Gonzaga é um famoso poeta do arcadismo brasileiro.
Qual a principal característica da poesia de Tomás Antônio Gonzaga?
São poemas satíricos, em versos decassílabos brancos, que circularam em Vila Rica poucos antes da Inconfidência Mineira. Revelando seu lado satírico, num tom mordaz , agressivo, jocoso, pleno de alusões e máscaras, o poeta satiriza ferinamente a mediocridade administrativa e os desmandos dos componentes do Governo.
Qual é o contexto histórico do arcadismo?
Inspirados por valores greco-latinos, os escritores árcades exaltavam a harmonia e o culto à beleza clássica. Além disso, o contexto histórico do Arcadismo é contemporâneo ao Iluminismo, à ascensão da burguesia e ao declínio da monarquia absolutista.
O que foi a carta chilena?
RESUMO: As Cartas Chilenas são uma sátira atribuída ao poeta árcade Tomás Antônio Gonzaga, conhecido também pela autoria de Marília de Dirceu. Nascido em agosto de 1744 em Portugal, o autor é associado ao movimento da Inconfidência Mineira.
O que se trata a obra Cartas Chilenas?
Cartas Chilenas é uma obra escrita pelo poeta árcade Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810). Trata–se de uma das obras satíricas mais emblemáticas desse período. Ela é composta por diversos poemas que ficaram conhecidos na cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto), Minas Gerais, no contexto da Inconfidência Mineira.
Qual a poesia mais conhecida de Tomás Antônio Gonzaga?
Marília de Dirceu
Tomás Antônio Gonzaga foi um escritor do século XVIII. Fez parte do arcadismo ou neoclassicismo brasileiro. Sua obra mais conhecida é o livro de poesia “Marília de Dirceu”.
Quais as três principais características do Arcadismo?
O eu poético: exaltação da natureza e da mitologia; Crítico: absorveu a filosofia do Iluminismo, fazendo forte crítica à burguesia e ao estilo de vida dos burgueses; Pseudônimos pastoris: os poetas fingiam outra identidade, se autointitulado pastores e assinavam suas obras como tal.
Qual foi a principal obra do Arcadismo?
Marília de Dirceu
O arcadismo foi a principal corrente literária do país durante o século XVIII, superando o Barroco e precedendo o movimento romântico. Os principais autores árcades e suas principais obras são: Tomás Antônio Gonzaga, que escreveu o livro lírico “Marília de Dirceu” (1792) e as satíricas “Cartas Chilenas” (1863);