Como calcular se compensa abastecer com álcool ou gasolina?
Para saber se compensa trocar a gasolina pelo álcool, é necessário fazer um cálculo que leva em consideração o rendimento de cada combustível. O consumidor deve dividir o valor do litro de etanol pelo valor do litro da gasolina. Se der até 0,70, o álcool compensa mais.
Como é feito o cálculo da gasolina e etanol?
Segundo um padrão estabelecido já há alguns anos, o litro do etanol rende, em média, 70% da mesma quantidade de gasolina. Sendo assim, você deve multiplicar o preço do litro da gasolina por 0,7. Se o resultado for inferior ao preço do litro do álcool, valeria a pena abastecer com gasolina.
Quando compensa abastecer com etanol em vez de gasolina?
Para saber se compensa trocar a gasolina pelo álcool, é necessário fazer um cálculo que leva em consideração o rendimento de cada combustível. O consumidor deve dividir o valor do litro de etanol pelo valor do litro da gasolina. Se der até 0,70, o álcool compensa mais.
Como fazer o cálculo do combustível?
Para saber o valor do combustível por quilômetro é simples, basta dividir o valor médio do litro da gasolina pelo consumo médio do carro. Exemplo: Se a gasolina custa R$ 6,50 e o seu carro roda 12 km com um litro, a conta fica assim: 6,50/12 = 0,54 — esse é o valor gasto por quilômetro.
Como fazer o cálculo de porcentagem?
Como fazer cálculo de porcentagem: passo a passo Por exemplo, se você quer calcular 35% de 500, multiplique 35 por 500. Fazendo isso você obtém o valor de 35 x 500 = 17500; Divida o resultado obtido por 100. No exemplo, teríamos 17500/100 = 175.
Pode colocar álcool e gasolina ao mesmo tempo?
Saiba se pode misturar álcool e gasolina No entanto, a verdade é que é possível, sim, misturar esses dois combustíveis a qualquer momento. Isso ocorre devido a um dispositivo chamado sonda lambda, que é um sensor de oxigênio que fica no sistema de escape do veículo.
O que rende mais o álcool ou a gasolina?
Em geral, o etanol rende menos energeticamente que a gasolina. Esse rendimento a menos é de cerca de 30%, o que pode gerar uma diferença notável para o consumidor, dependendo da cidade e dos valores praticados pelos postos. Historicamente, os carros a etanol sempre gastaram mais que os movidos por gasolina.
Qual é a porcentagem de etanol na gasolina?
Isso, por ter estabelecido esse percentual de 70%, que já caiu a muito tempo. Com a evolução do próprio etanol e dos nossos motores, esse percentual pode ser de 70%, como pode subir até 75%.
Qual combustível prejudica mais o motor?
etanol
Capacidade de corrosão O etanol apresenta certo grau de acidez, o que leva a uma maior corrosão das peças do motor do veículo. Já a gasolina possui um baixo poder de corrosão, bem como tem a capacidade de realizar a limpeza de peças do motor quando este estava sendo utilizado com etanol.
O que é mais econômico álcool ou gasolina?
Como já mostramos, o etanol consome mais. Já que o consumo de álcool é um pouco maior que o consumo de gasolina pelo mesmo motor. Em média, os carros leves mais utilizados nas ruas consomem 30% a mais com álcool do que com gasolina percorrendo a mesma distância.
Como calcular etanol por km?
Para fazer o cálculo de consumo de combustível, não há nenhum mistério. É necessário dividir o número de quilômetros rodados pela quantidade de litros suficientes para encher o tanque do veículo.
Qual a média de km por litro de álcool?
Sabemos que o etanol tem um desempenho de 70% em relação ao desempenho da gasolina. Então, por exemplo, se um carro faz 10 km com um litro de gasolina, provavelmente ele fará 7 km com um litro de etanol.
Como fazer o cálculo da regra de três?
1º passo – Identificar as grandezas e construção da tabela. 2º passo – Analisar se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais. 3º passo – Aplicar o método de resolução correto para cada um dos casos, e, por fim, resolver a equação.
Qual e o valor de 20% de 50%?
Se 20% é igual a 20/100 , que é igual a 1/5, então 20% de 50 é igual a 50/5 = 10.
Pode abastecer metade etanol metade gasolina?
Antes de mais nada, é preciso deixar claro: veículos flex podem funcionar com os dois combustíveis de modo separado ou com a mistura de ambos em qualquer proporção. Portanto, não há qualquer tipo de inconveniente técnico em misturar gasolina e etanol na proporção que for da preferência do proprietário.
O que fazer para o combustível render mais?
Veja algumas dicas para fazer o combustível render mais no tanque e doer menos no bolso no fim do mês.
- Não adie a manutenção. …
- Reduza o uso do ar-condicionado. …
- Mantenha o pneu calibrado, alinhado e balanceado. …
- Tente manter a velocidade constante. …
- Troque a marcha no tempo certo. …
- Só acelere quando o carro estiver engatado.
O que significa dizer 25% de etanol na gasolina?
Um dos solventes utilizados com frequência é o etanol (álcool). Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a porcentagem obrigatória de etanol anidro combustível que deve ser adicionado na gasolina é de 25%, sendo que a margem de erro é de 1% para mais ou para menos.
É bom usar álcool no carro flex?
1. Não há problema em usar apenas etanol – ou gasolina – durante toda a vida útil do motor. O motor flex foi feito para queimar tanto a gasolina quanto o etanol.
Tem problema abastecer sempre com aditivada?
Portanto, gasolina aditivada não prejudica o motor, pelo contrário. Se abastecer com etanol, prefira o aditivado, encontrado (nem sempre) nos postos Shell e Petrobrás. Além das gasolina aditivadas Shell V-Power e Ipiranga DTClean há também a Petrobrás Grid. Qualquer das três pode ser usada, indistintamente.
Pode misturar etanol com gasolina?
Portanto, não há qualquer tipo de inconveniente técnico em misturar gasolina e etanol na proporção que for da preferência do proprietário. Ou ainda ao abastecer com um ou outro isoladamente. Ademais, vale lembrar também que, por força da legislação, a gasolina brasileira tem 27% de etanol em sua composição.
Como fazer o cálculo de km por litro?
Faça o cálculo de quantos KM por litro Com o total de quilômetros rodados em mãos, divida o que foi percorrido pela quantidade de litros que foram necessários para completar o tanque. O cálculo pode ser representado pela seguinte fórmula: km percorridos ÷ litros para completar = quilometragem por litro.