Como era a sociedade cretense?
Essa civilização tinha conhecimento da escrita, desenvolveu uma rica produção artesanal e um imenso comércio marítimo. Os cretenses habitavam a ilha de Creta, situada no Mar Mediterrâneo, entre a Grécia, a Ásia Menor e o Egito. Sua posição geográfica era quase um traço de união entre a Ásia, a Europa e a África.
Quem governava os cretenses?
Acredita-se que o governo cretense era realizado por reis. No campo da religião, os indícios descobertos por arqueólogos e analisados por historiadores apontam que os cretenses tinham uma grande divindade, a chamada “deusa-mãe”, pois existe uma série de imagens dessa deusa encontradas por toda a ilha.
Como era a organização política da civilização micênica?
Eram governados por um rei, possuíam uma aristocracia guerreira e entraram em decadência por volta de 1200 a.C. Os motivos dessa decadência ainda são debatidos pelos historiadores, mas acredita-se que tenha sido causada pela chegada dos dórios e por uma série de desastres naturais.
Quais são as principais características da civilização cretense?
A civilização cretense ficou marcada pela construção de grandes palácios reais, como o Palácio de Cnossos, Palácio de Festos e Palácio de Máfia. Era um povo politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses e deusas. Podemos destacar como principais divindades, figuras femininas ligadas à fertilidade.
Como os cretenses ficaram conhecidos?
Os cretenses ficaram muito conhecidos pela grande frota marítima que possuíam, a qual era responsável por comercializar produtos de diferentes povos do Mar Egeu. Com base nessa informação, indique qual era o sistema político dos cretenses. Talassocracia é a forma de governo que baseia o seu poder na dominação marítima.
Qual foi a principal atividade econômica da civilização cretense?
Fixando-se na região sul da Grécia, os cretenses são considerados, entre outros povos, responsáveis pela formação da civilização grega. A ilha de Creta foi palco do surgimento de uma cultura rica e de uma economia sustentada pelo comércio marítimo.
Quais motivos levaram Creta a ser tão poderosa *?
A ilha de Creta foi palco do surgimento de uma cultura rica e de uma economia sustentada pelo comércio marítimo. A questão marítima foi tão presente entre os cretenses que chegaram a dominar regiões do Mediterrâneo.
Qual era o centro político da sociedade micênica?
A região mais importante, e o centro político dos povos micênicos foi a cidade que dá nome a sua civilização: Micenas. Este povo praticava, para sua sobrevivência, o comércio pelo mediterrâneo oriental.
Quais são as características do governo Micenico?
Considerada pelos historiadores uma das sociedades mais sofisticadas da cultura grega, a Civilização Micênica apresentava grande disseminação artística. Além disso, apresentava uma organização política bastante avançada, vendo, inclusive, as mulheres com igualdade.
Qual era a base da religião cretense?
– Possuíam uma religião politeísta (vários deuses e deusas). As principais divindades eram figuras femininas ligadas, principalmente, à fertilidade. Portanto, podemos dizer que era uma religião matriarcal. Desta forma, a religião minoica se baseava no culto da Grande Mãe, representante da fertilidade e da terra.
Que trabalho era realizado pelos cretenses?
Dentre os principais produtos comercializados por eles eram joias, tecidos, armas, e objetos de bronze. Podemos observar três periodos em sua historia. O primeiro é a Civilização Egeia, que trata dos primeiros habitantes da ilha de creta que se dedicavam a agricultura e ao pastoreiro.
O que os cretenses exportavam?
Exportavam azeite, vinho, tecidos, armas de bronze, jóias e uma admirável cerâmica. Expandindo-se pelo mar, os cretenses fundaram diversas colônias, entre as quais Micenas, Tirinto e Tróia.
Qual é a cultura e a economia cretense?
– Os cretenses destacaram-se no comércio marítimo, principalmente com ilhas próximas e com a Grécia continental. Exportavam azeite, objetos de cerâmica, joias, lã e artigos de metal. Portanto, a economia de Creta era baseada quase que exclusivamente nas atividades marítimas.
O que era a economia de Micenas?
Primeiro, existia uma aristocracia muito rica entre os micênicos e, segundo, grande parte dessa riqueza concentrava-se na cidade de Micenas. Falando em riqueza, o comércio micênico foi muito próspero, e evidências mostram que eles comercializavam diversos itens, como ouro, vidro e bronze.
O que foram as civilizações Cretense e micênica?
A civilização cretense aflorou na ilha de Creta, que fica no mar Egeu. Ela também é chamada de minoica em razão do lendário rei Minos, que teria fundado tal civilização. Já a civilização micênica estruturou-se na parte continental, em torno da cidade de Micenas, localizada próxima a Atenas.
Como era a economia micênica?
A economia micênica, dada a sua natureza pré-monetária, concentrava-se na redistribuição de bens, mercadorias e mão-de-obra por uma administração central.
Qual o papel da mulher na civilização cretense?
No entanto, as mulheres eram consideradas importantes por conta do simbolismo de fertilidade e prosperidade. Eram os cretenses quem adoravam a “Grande Deusa Mãe”, que era a deusa minoica, que simbolizava justamente a fertilidade.
Como se dividia a sociedade micênica?
Apesar de Micenas ter sido a principal cidade e de ter dado seu nome ao povo aqueu, a organização política dos micênicos era baseada na autonomia de cada cidade. Assim, Micenas era a cidade mais poderosa, mas as outras eram independentes.
Quem fundou o povo Micenas?
Segundo a mitologia grega, Micenas teria sido fundada por Perseu, neto do rei Acrísio de Argos, pela sua filha, Dânae.
O que era a sociedade micênica?
A Grécia micênica era dominada por uma sociedade de elite guerreira e consistia de uma rede de estados centrados no palácio que desenvolvia rígidos sistemas hierárquicos, políticos, sociais e econômicos. Na liderança desta sociedade estava o rei, conhecido como anax.
Como as mulheres eram tratadas em Creta?
Mulheres ocupavam altos cargos públicos e religiosos, e os valores ditos femininos, como concórdia e sensibilidade, eram valorizados. O povo tinha uma ardorosa fé na Grande Deusa ligada à natureza, e sua religião era festiva e alegre.