Qual é a peça fundamental do sistema de arrefecimento?
A válvula termostática tem a função de controlar o fluxo do fluido dentro do sistema de arrefecimento. Enquanto parte do fluido está ganhando calor, outra parte está esfriando e aguardando no radiador a abertura da válvula termostática, para que possa entrar no motor e empurrar a água quente que resfria no radiador.
Como funciona o retorno do da água do radiador?
A Mangueira de Retorno do Radiador é uma das diversas mangueiras que fazem parte do sistema de arrefecimento do veículo. Ela geralmente conecta o radiador ao reservatório de água, fazendo a água circular para manter a temperatura ideal de trabalho do motor.
Qual o funcionamento do sistema de arrefecimento?
O sistema de arrefecimento do motor funciona do seguinte modo: a bomba d’água força o fluido de radiador a circular pelas galerias internas do motor, resfriando-as. O fluxo do fluido de radiador é controlado pela válvula termostática.
O que acontece quando entra ar no sistema de arrefecimento?
O problema pode ser ar no sistema de arrefecimento. O ar entra no sistema durante a troca de peças ou a colocação de água/aditivo e fica preso nas galerias, formando bolhas. Assim, o motor trabalha com menos água do que precisa e começa a superaquecer. Isso geralmente acontece em manutenção caseira.
Quais são os dois tipos de arrefecimento?
TIPOS DE SISTEMA DE ARREFECIMENTO Existem dois tipos de sistemas de arrefecimento: Sistema de arrefecimento a ar, que consiste na dissipação de calor através da atmosfera, e o sistema de arrefecimento a água que pode ser divido em dois, chamados sistemas por termossifão e circulação forçada.
Qual a função de uma válvula termostática?
Como já citado, a válvula termostática cumpre uma função muito importante dentro do sistema de arrefecimento do motor, pois controla a passagem do líquido de refrigeração pelo circuito do motor até o radiador.
Como saber se a água do radiador está indo para o motor?
Para identificar se o vazamento de água no motor está vindo do radiador é preciso primeiramente ter um dia com tempo seco. Após deixar o carro esfriar, passe mão por baixo do radiador. Se for percebido a presença de água na região, é possível que esteja havendo um vazamento.
Porque a água do radiador está baixando?
Caso o veículo esteja baixando mais do que essa quantidade por semana é bem possível que exista algum vazamento no sistema, que pode ser através das mangueiras, selos, juntas ou até mesmo pela tampa do reservatório, que deve ser trocada a cada 30 mil quilômetros. Nesta situação é preciso procurar um especialista.
Quais os dois tipos de arrefecimento?
TIPOS DE SISTEMA DE ARREFECIMENTO Existem dois tipos de sistemas de arrefecimento: Sistema de arrefecimento a ar, que consiste na dissipação de calor através da atmosfera, e o sistema de arrefecimento a água que pode ser divido em dois, chamados sistemas por termossifão e circulação forçada.
O que faz o motor esquentar?
O motor pode estar esquentando por diversos motivos, os principais são os problemas na correia da ventoinha, na bomba de água ou no termostato, panes elétricas ou perda de líquido de arrefecimento – geralmente, é causado por algum vazamento na mangueira ou no radiador.
Como saber se a água do radiador está circulando?
Para identificar se o vazamento de água no motor está vindo do radiador é preciso primeiramente ter um dia com tempo seco. Após deixar o carro esfriar, passe mão por baixo do radiador. Se for percebido a presença de água na região, é possível que esteja havendo um vazamento.
É normal ferver a água do radiador?
Depois que o automóvel atinge a temperatura ideal de trabalho, você precisa lembrar que a água do radiador com ou sem aditivo, estará realmente muito quente. Além disso, tem a pressão do sistema do radiador.
Qual é a função da válvula termostática?
Funciona de uma maneira bem simples: quando o motor se encontra frio, a válvula bloqueia totalmente a passagem entre o motor e o radiador. Essa ação impede que o líquido que se encontra dentro do bloco do motor chegue ao radiador. Além disso, a válvula termostática permite o rápido aquecimento do motor.
Qual é a composição do líquido de arrefecimento?
O principal soluto nos líquidos de arrefecimento é o etileno glicol, (1, 2 etanodiol), álcool de fórmula HO-CH2CH2-OH. A sua temperatura de congelamento é de -12,9o C, e a de ebulição é de 197,3o C.
Em qual momento a ventoinha é acionada?
Ao atingir uma temperatura alta, a ventoinha é acionada e o resfriamento do motor inicia. Isso é importante, por exemplo, para que o automóvel não superaqueça quando estiver parado no trânsito ou após ser desligado.
O que acontece quando a válvula termostática não funciona?
O superaquecimento é um dos problemas mais temidos entre os motoristas. No caso de defeito da válvula termostática, é ocasionado pelo travamento da válvula fechada. Essa situação faz com que o líquido de arrefecimento circule apenas pelo motor, bloqueando a ligação do circuito do radiador.
O que faz a água do radiador baixar?
Caso o veículo esteja baixando mais do que essa quantidade por semana é bem possível que exista algum vazamento no sistema, que pode ser através das mangueiras, selos, juntas ou até mesmo pela tampa do reservatório, que deve ser trocada a cada 30 mil quilômetros. Nesta situação é preciso procurar um especialista.
É normal baixar o nível de água do radiador?
Sim, é normal, pois mesmo que essa “água do radiador” não chegue a ferver, o motor trabalha com temperaturas mais elevadas e, por isso, ela se aquece e tem uma evaporação normal. Existe perto do motor um reservatório de expansão transparente para se verificar se o nível desse líquido está correto.
Como saber se a água está passando pela junta do cabeçote?
O teste é simples. Basta colocar o testador no radiador quando este estiver fechado. Logo depois, é preciso inserir um líquido azul. Com o carro ligado, verifique a cor do líquido: se ele ficar amarelo, isso é um sintoma de que a junta do cabeçote queimou.
Quanto tempo deve durar a água do radiador?
Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos. Mas a maioria recomenda a substituição a cada dois anos. Por isso, é extremamente importante seguir o que recomenda o manual do proprietário.
Quanto tempo devo deixar o carro ligado antes de sair?
A injeção eletrônica eliminou a necessidade de esquentar o combustível. Além disso, a maioria dos veículos novos têm sistema de partida a frio que aquecem as partes móveis e atingem a temperatura ideal de funcionamento enquanto rodam, cerca de 5 a 10 minutos depois de começar a andar.