Como o turbo aumenta a potência?
Este “aspira” o ar atmosférico e o pressuriza para o motor, resultando em uma maior quantidade de ar na câmara de combustão, o que significa uma queima mais rica e se traduz em maior potência.
Como funciona o turbo no motor diesel?
Basicamente, a turbina funciona comprimindo o ar do motor a diesel para dentro dos cilindros – processo reverso do motor convencional, em que o ar é aspirado. Isso é possível porque a peça é composta por dois rotores centrífugos ligados no mesmo eixo, ainda que isolados em cada compartimento.
Como funciona o sistema de turbo compressor?
Durante o funcionamento de um turbocompressor, gases provenientes do motor, são direcionados por intermédio do coletor de escape para a carcaça da turbina. Esses gases, possuindo energia na forma de pressão, temperatura e velocidade, provocam a rotação do rotor da turbina e, consequentemente, do rotor do compressor.
Qual o benefício do turbo?
Menor nível de emissão de gases poluentes. Maior economia de combustível. Cuidados de manutenção semelhantes ao dos motores aspirados. Sem os trancos, por eliminar o turbo lag na maior parte das situações.
Quantos cavalos ganha um carro com turbo?
Porque se o motor foi feito para desenvolver 100 cavalos, você põe a turbina, ele passa para 150 cv, 170 cv, às vezes até dobra, é lógico que tem que haver um reforço das peças internas do motor.
Qual é a função do intercooler no motor?
Componente resfria o ar admitido pelo motor, aumentando seu rendimento volumétrico. Primeiro, vale explicar que o intercooler é uma espécie de radiador que tem a função de resfriar o ar admitido pela turbina de um motor. Por ser mais denso, esse ar mais frio ocupa menos espaço.
Qual é a função do intercooler?
O intercooler é uma espécie de radiador que atua resfriando o ar que sai da turbina e, posteriormente, entra no coletor de admissão. O arrefecimento pode ser feito por meio de água, utilizando um sistema circulação próprio, ou mesmo de ar frio, onde o ar quente passa pelas colmeias e é resfriado.
Quantos rpm gira um turbo?
A turbina no turbocompressor gira a velocidades de até 150 mil rotações por minuto (rpm), aproximadamente 30 vezes mais rápido do que a maioria dos motores de automóveis, e, como está ligada ao escapamento, as temperaturas dentro dela também são bem elevadas.
Qual a desvantagem do motor turbo?
Outro fator que faz com que o motor turbo precise de mais atenção e cuidado, com manutenção mais completa, é que ele trabalha numa temperatura muito maior do que o motor aspirado, justamente por causa da grande pressão – podendo ser entre 0,5 e 1,5 bar acima – sofrendo um desgaste maior.
Porque motor turbo é mais econômico?
Consumo do motor turbo é maior Entenda: a maior eficiência do motor turbinado se dá em razão do aproveitamento de uma energia antes jogada fora – no motor aspirado – pelo escapamento.
Qual o melhor combustível para motor turbo?
etanol
Já no turbo não existe essa compensação, pois o ideal é utilizar um carro turbo com motor a gasolina (taxa de compressão menor) e abastecer com etanol com maior octanagem, suportando assim a compressão e não acontecendo a combustão espontânea.
Quando a turbina está ruim o que acontece?
Perda de potência, emissão de fumaça preta ou branca, ruídos e consumo excessivo de combustível são os principais sintomas que indicam eventuais falhas no sistema de turboalimentação.
É normal ter óleo no intercooler?
Cuidado, presença de óleo é absolutamente normal, tanto no turbo quanto no intercooler e mangueiras. Quando existe qualquer vazamento de ar pelas mangueiras pós-turbo, é absolutamente comum verificar a presença de muito óleo.
Qual o ganho de potência com intercooler?
Com todo este processo de melhoria na combustão, os benefícios ficam evidentes, trazendo eficiência e performance em grande escala, representados por um aumento de aproximadamente 24,4% no torque e 32,1% na potência desenvolvida pelo motor testado.
O que é um carro supercharger?
O Supercharger nada mais é que um sistema de sobrealimentação do motor, ele comprime o ar de admissão fazendo com que o rendimento volumétrico do motor aumente consideravelmente, entregando assim mais potência que um motor sem este sistema.
Como resolver o turbo lag?
Dicas para uma boa convivência com um motor turbo
- Fique atento ao óleo. Redobrar a atenção com o nível do óleo é fundamental. …
- Espere o motor esquentar. …
- Deixe o motor ligado para esfriar. …
- Não deixe o motor em baixas rotações. …
- Cuidado com o turbo–lag. …
- Evite percursos muito curtos.
27 de out. de 2016
Como calcular a rotação de uma turbina?
NÚMERO REAL DE ROTAÇÃO DAS TURBINAS Em Eletrotécnica demonstra-se que n= 60f/p, de modo que, podemos organizar, para alguns valores de p e a frequência de 60 Hz, a tabela abaixo.
Pode andar com carro turbo na chuva?
Diferentemente do ar, a água é um fluido praticamente incompressível, que, quando está presente no interior do cilindro de motores de combustão, gera altíssimas pressões durante o tempo de compressão dos pistões. Nesse caso, o calço hidráulico geralmente levará à quebra ou deformação de bielas, cilindros e pistões.
Qual a vida útil de um motor turbo?
Os turbinados de fábrica ultrapassam 200 mil km ou 300 mil km sem nenhum problema. Mas, mesmo eles, quando solicitados e excedidos os limites do bom-senso (e das rotações…), podem ter sua durabilidade reduzida.
Quanto tempo dura um motor turbo?
Os turbinados de fábrica ultrapassam 200 mil km ou 300 mil km sem nenhum problema. Mas, mesmo eles, quando solicitados e excedidos os limites do bom-senso (e das rotações…), podem ter sua durabilidade reduzida.
O que estraga a turbina?
Uma quebra pode ser provocada por sujeira nos filtros, bomba injetora desregulada, óleo lubrificante vencido, entrada de pedaços do coletor de escape ou até restos de componentes, porcas e parafusos”, explica George Norio Kikuchi, gerente de Marketing da Honeywell, fabricante dos turbos Garrett.