O que diz a lenda da Vitória-régia?
Segundo essa lenda indígena e amazônica, a vitória-régia é originalmente uma índia que se afogou após se inclinar no rio para tentar tocar o reflexo da Lua. Para os índios, a Lua era Jaci, deusa da Lua na mitologia tupi, que transformava as índias que escolhia em estrelas do céu.
O que é a vitória-régia?
Favorita dos jurados, a DJ Vitória–Régia do The Masked Singer Brasil já teve a identidade descoberta por Sabrina Sato. A participante é uma cantora paraibana que passou pelo BBB 20 e ganhou o status de vilã por ser a rival de Rafa Kalimann, Manu Gavassi e Thelma Assis, finalistas da edição.
Qual é o significado da flor vitória-régia?
O nome “Vitória Régia” foi dado à planta em homenagem à rainha Vitória do Reino Unido, durante o século XIX. Essa escolha de nome reflete a fascinação e admiração que a planta despertou quando foi descoberta pelos botânicos europeus.
Porque a vitória-régia só abre a noite?
ENTRETANTO, UAPÊ SÓ ABRE SUAS PÉTALAS À NOITE, PARA PODER ABRAÇAR A LUA, QUE SE VEM REFLETIR EM SUA AVELUDADA COROLA. EIS AÍ, COMO NASCEU, DA IMAGINAÇÃO FÉRTIL E CRIADORA DE NOSSO ÍNDIOS, A HISTÓRIA DA VITÓRIA RÉGIA, OU UAPÊ, OU IAPUNAQUÊ-UAPÊ, A MAIOR FLOR DO MUNDO.
O quê Naia fazia todas as noites?
A jovem admirava Jaci todas as noites, seus olhos brilhavam ao observar a gloriosa entidade aparecer e desaparecer no horizonte, sublime em todas as suas formas. Durante o dia Naiá não fazia mais nada, sequer comia ou bebia, apenas esperava a noite chegar.
Qual é a lenda mais forte do folclore brasileiro?
O Saci Pererê está entre as lendas do folclore mais conhecidas pelo povo brasileiro. Assim como a maioria dos personagens folclóricos, ele também é de origem Tupi-Guarani.
Qual é a curiosidade da vitória-régia?
Uma curiosidade sobre a folha da vitória-régia é que esta, quando jovem, possui o formato de coração. Outra se refere às suas propriedades laxante e cicatrizante, além de sua capacidade de colorir e fortalecer os cabelos.
Qual é a história da Vitória-Régia do folclore?
Segundo a lenda indígena da Vitória-régia, tudo começou quando uma índia chamada Naiá descobriu que a lua transformava moças em estrelas. A cultura indígena diz que a lua (guerreiro forte), ao se esconder por detrás das montanhas, levava para si as moças de sua preferência e as transformavam em estrelas.
Porque a planta vitória-régia tem esse nome?
A vitória-régia é uma das plantas mais diferentes e lindas do mundo. Símbolo da região amazônica, recebeu esse nome em homenagem à Rainha Vitória quando os ingleses que vieram em expedição ao nosso país levaram sementes para os jardins do palácio britânico.
Qual a diferença entre a vitória-régia e A flor de lótus?
As flores da vitória régia são lindas, grandes e perfumadas e surgem no verão, durando apenas 48 horas. Já a flor de lótus é uma planta aquática que floresce sobre a água e uma das curiosidades é que durante a noite as suas pétalas se fecham e a flor submerge.
O que faz a vitória-régia flutua?
Possui ainda uma notável capacidade de flutuação, devido a uma rede de grossas nervuras e compartimentos de ar em sua face interior. A superfície da folha apresenta uma intrincada rede de canais para o escoamento da água, o que também auxilia na sua capacidade de flutuar, até mesmo sob chuvas fortes.
Qual era o principal desejo de Naia?
Naiá queria porque queria ser levada pela Lua, para ser estrela no céu e brilhar ao lado de Jaci! Nas noites claras da floresta, ou quando apenas um pedacinho da Lua aparecia no céu, a índia sonhadora corria e implorava pelo toque de Jaci, sem nunca a alcançar.
Quem era Naia e onde morava?
Em uma aldeia indígena, havia uma linda jovem, a guerreira Naiá, que sonhava com a Lua e mal podia esperar o dia em que o deus iria chamá-la. Os índios mais experientes alertavam Naiá dizendo que quando a Lua levava uma moça, essa jovem deixava a forma humana e virava uma estrela no céu.
Quais são os 7 personagens do folclore?
Personagens do folclore brasileiro
- Saci-Pererê Há quem diga que o Saci-Pererê é criação dos povos indígenas da Região das Missões, no Sul do País. …
- Cuca. …
- Curupira. …
- Lobisomem. …
- Mula sem cabeça. …
- Boto. …
- Negrinho do Pastoreio. …
- Iara ou Mãe d'água.
Quais são as 5 lendas do folclore brasileiro?
Existem várias lendas e personagens folclóricos no Brasil, como o boitatá, o boto-cor-de-rosa, o caboclo d'água, o curupira, a iara, a vitória-régia, a mula sem cabeça, o negrinho do pastoreio, o saci e a cidade encantada em Jericoacoara.
Por que a vitória-régia recebeu esse nome?
A vitória-régia é uma das plantas mais diferentes e lindas do mundo. Símbolo da região amazônica, recebeu esse nome em homenagem à Rainha Vitória quando os ingleses que vieram em expedição ao nosso país levaram sementes para os jardins do palácio britânico.
Por que a vitória-régia é conhecida como a estrela do mar?
Fez nascer do corpo de Naiá uma misteriosa planta, com folhas largas para receber a luz do luar e na qual a imensa pureza do espírito da jovem desabrochou. Assim nasceu, nas águas mansas do lago, uma grande flor perfumada, a estrela das águas: Vitória–Régia.
Qual o fruto da vitória-régia?
Os frutos são carnosos, indeiscentes, com pseudossincarpia. As sementes apresentam arilo que atua na dispersão pela água. As plântulas se desenvolvem em condições de hipoxia e apresentam um cotilédone exposto acicular.