O que é a globalização e exclusão?
Globalização e exclusão são dois conceitos que definem duas realidades interligadas. O primeiro designa as características atuais do processo de desenvolvimento do capitalismo em nível mundial e o segundo, sua conseqüência mais visível e imediata.
O que é globalização excludente?
Globalização econômica vincula-se à exclusão social a partir do momento em que a expansão massiva dos meios tecnológicos e de informação não atinge de forma democrática toda a população do planeta, favorecendo o acúmulo de riqueza para os mais ricos e dificultando, assim, a emancipação social dos mais pobres.
Como podemos definir exclusão social na era da globalização?
A Exclusão Social designa um processo de afastamento e privação de determinados indivíduos ou de grupos sociais em diversos âmbitos da estrutura da sociedade. Trata-se de uma condição inerente ao capitalismo contemporâneo, ou seja, esse problema social foi impulsionado pela estrutura desse sistema econômico e político.
Qual é a relação entre a globalização e a desigualdade?
No atual debate, pesquisadores e cientistas sociais argumentam que a globalização é o fator responsável pelo aumento da desigualdade na distribuição de renda nos países, uma vez que nas últimas décadas estudos apontam uma tendência ao crescimento das desigualdades sociais (OIT, 2011), sendo que mesmo nos países onde o …
Quais tipos de exclusão a globalização causou no mundo?
A globalização tem seus custos. Existe a tendência à concentração de renda, disparidade regional, exclusão social e desemprego estrutural. Estão sendo eliminados postos de trabalho, sendo uma das causas a automação de vários setores.
Qual a diferença entre globalização e exclusão social?
A globalização é parte de um processo de exclusão que, aproveitando-se dos mecanismos e dos meios de comunicação das massas, seleciona e hierarquiza para o consumo, dando a impressão que promove a igualdade, que o mundo é um só, que vivemos em uma sociedade global etc.
Qual é o conceito de exclusão social?
A exclusão social é o processo por meio do qual os indivíduos pertencentes a determinados grupos são impedidos de acessar os bens e serviços que lhes possibilitam exercer plenamente seus direitos.
Quem são os excluídos da globalização no mundo atual?
No grande mercado globalizado, são considerados excluídos todos os países que não produzem tecnologia de informação regiões que não investem em microeletrônica, computação, telecomunicação, radiodifusão, optoeletrônica e engenharia genética.
O que provocou a exclusão social?
A exclusão seria um processo decorrente do desemprego, da pobreza, da estigmatização social, do isolamento, da ruptura, da ausência de redes de suporte etc., que atingiriam todos os indivíduos da sociedade, não somente as classes desfavorecidas.
Quais os impactos da globalização na sociedade?
Entre outros impactos da globalização, estão: maior produção e consumo de bens e serviços; surgimento de blocos econômicos; diminuição das barreiras comerciais.
Quais são os pontos negativos e positivos da globalização?
Pontos positivos e negativos da Globalização
A Globalização tem como característica positiva a integração das tecnologias e dos produtos oferecidos. Entretanto, seu lado ruim é que, com a integração da economia mundial, muitos países acabam também por compartilhar as crises econômicas.
São exemplos de exclusão social?
Um exemplo de exclusão social é o caso das pessoas sem Registro Civil que, por não existirem "oficialmente", vivem à margem da cidadania, condenadas à exclusão dos serviços públicos de saúde e educação, e expostas a todo tipo de mazelas econômicas e sociais, gerando assim as chamadas "estatísticas invisíveis".
Quais são os 8 motivos da exclusão social?
Deste modo, fatores/estados como a pobreza, o desemprego ou emprego precário, as minorias étnicas e ou culturais, os deficientes físicos e mentais, os sem-abrigo, trabalhadores informais e os idosos podem originar grupos excluídos socialmente mas não é obrigatório que assim o seja.
Como explicar a exclusão social?
Exclusão social é um conceito que caracteriza a exclusão ou afastamento de grupos do sistema socioeconômico predominante. A exclusão pode acontecer por motivos étnico raciais, religiosos, sociais ou econômicos.
Quais são os pontos negativos do processo de globalização?
Desvantagens da globalização. Do lado negativo do processo de globalização estão, principalmente, a uniformidade cultural e a desigualdade económica. É paradoxal que se promova o mesmo estilo de vida global quando as diferenças na qualidade de vida são tão grandes, não só entre os países, mas dentro de cada um deles.
Quais são as desvantagens e as desvantagens da globalização?
A propagação de informações de maneira rápida e o maior contato com diferentes povos e culturas são vantagens da globalização. A padronização do consumo e o aprofundamento das desigualdades socioespaciais são algumas de suas desvantagens.
Quais são os pontos negativos e negativos da globalização?
Do lado negativo do processo de globalização estão, principalmente, a uniformidade cultural e a desigualdade económica. É paradoxal que se promova o mesmo estilo de vida global quando as diferenças na qualidade de vida são tão grandes, não só entre os países, mas dentro de cada um deles.
Quais são as desvantagens da globalização?
As principais desvantagens da globalização são o aumento das desigualdades socioeconômicas, o crescimento do mercado informal, o favorecimento às crises econômicas e a intensificação dos problemas ambientais.