O que é e para que serve clopidogrel?
Bissulfato de Clopidogrel é indicado para a prevenção secundária dos eventos aterotrombóticos [infarto agudo do miocárdio (IM), acidente vascular cerebral (AVC) e morte vascular] em pacientes adultos que apresentaram IM ou AVC recente ou doença arterial periférica estabelecida.
Qual o melhor AAS ou clopidogrel?
O estudo concluiu que o clopidogrel é o medicamento a ser mantido em regime de monoterapia para proteção a longo prazo. Isso pode estar relacionado à resistência ao AAS em alguns pacientes, sendo o clopidogrel mais eficaz para protegê-los.
Pode tomar clopidogrel e AAS juntos?
Em pacientes com alto risco de eventos isquêmicos recorrentes com ataque isquêmico transitório ou AVC recente, a associação de AAS e clopidogrel pode acarretar aumento de sangramentos maiores. Portanto, esta associação deve ser feita com precaução fora de situações clínicas nas quais os benefícios foram comprovados.
Quem toma clopidogrel pode ter AVC?
Com base no estudo, pode-se concluir que o tratamento combinado com clopidogrel-aspirina pode ter um benefício de reduzir o risco de AVC superando o risco potencial de aumento do sangramento, especialmente nas primeiras 2 semanas, em comparação com a aspirina sozinha em pacientes com AVC menor ou AIT.
Quem deve tomar clopidogrel?
Portanto, o uso do clopidogrel está indicado nos indivíduos portadores de SCASEST de risco moderado e alto para novos eventos isquêmicos; devem receber dose de ataque de 300mg, com manutenção de 75mg ao dia.
Qual é o efeito colateral do clopidogrel?
Comum: dispepsia, dor abdominal e diarreia; Incomum: náusea, gastrite, flatulência, constipação, vômito, úlcera gástrica, úlcera duodenal.
Qual é o melhor horário para tomar clopidogrel?
O bissulfato de clopidogrel pode ser administrado antes, durante ou após as refeições. Nas situações de IM e AVC isquêmico recentes ou doença arterial periférica estabelecida, a dose recomendada de bissulfato de clopidogrel é de 75mg em dose única diária.
Qual o remédio que substitui o clopidogrel?
CONSENSO – As diretrizes brasileiras, europeias e americanas recomendam tanto o prasugrel como o ticagrelor como preferíveis ao clopidogrel, salvo contra-indicações (classe I, nível de evidência B).
Até quando usar o clopidogrel após infarto?
Os betabloqueadores também devem ser usados após a alta hospitalar indefinidamente como prevenção secundária, observadas as contraindicações e/ou tolerância do paciente. b) Clopidogrel: deverá ser usado pelo menos 1 ano após a síndrome coronariana aguda, seja com ou sem supradesnivelamento de ST.
Quanto tempo usar clopidogrel após infarto?
Os betabloqueadores também devem ser usados após a alta hospitalar indefinidamente como prevenção secundária, observadas as contraindicações e/ou tolerância do paciente. b) Clopidogrel: deverá ser usado pelo menos 1 ano após a síndrome coronariana aguda, seja com ou sem supradesnivelamento de ST.
Quais são os efeitos colaterais do clopidogrel?
Comum: dispepsia, dor abdominal e diarreia; Incomum: náusea, gastrite, flatulência, constipação, vômito, úlcera gástrica, úlcera duodenal.
Pode tomar clopidogrel para sempre?
Depende do motivo de estar usando a medicação, depende da gravidade do seu caso. Converse com seu cardiologista e nunca pare a medicação por conta própria.
Quanto tempo uma pessoa pode tomar clopidogrel?
O tempo de uso do medicamento deve ser de 12 meses, independentemente do tratamento recebido (clínico, percutâneo ou cirúrgico). Esta conduta é especialmente preconizada quando os pacientes tiverem sido tratados por ICP com implante de stents farmacológicos.
Qual é o nome genérico do clopidogrel?
Bissulfato de Clopidogrel 75mg Genérico Cimed é indicado para prevenção da formação de trombos após quadros tais como: infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e morte vascular em casos de IM ou AVC recente ou de doença arterial periférica.
Qual é o genérico do clopidogrel?
Bissulfato de Clopidogrel 75mg Genérico Medley 28 Comprimidos possui em sua fórmula uma substância chamada bissulfato de clopidogrel e pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como antiplaquetários.
Qual é o primeiro medicamento dado ao paciente com suspeita de infarto do miocárdio?
Iniciar nas primeiras 24 horas. O nitrato vai ser primeira escolha para controle de angina no paciente abordado no protocolo IAM. A indicação de primeira escolha é o isordil sublingual.
Porquê usar clopidogrel no infarto?
Assim, o clopidogrel inibe, de forma irreversível, os receptores plaquetários p2y12 e a adenosina difosfato, impedindo que as plaquetas se juntem, o que facilitaria a formação de coágulos, levando a eventos cardiovasculares como o infarto e o AVC.
Qual o efeito colateral de clopidogrel?
Trata-se de um medicamento classificado como tienopiridínico, cuja função é evitar a agregação plaquetária. Essa é a razão pela qual ele também é denominado antiagregante plaquetário. A ação do clopidogrel é evitar a formação de trombos (coágulos) em pessoas que tenham risco aumentado para suas formações.