O que é um texto apólogo?
Apólogo é um texto literário alegórico e moral com seres inanimados que falam ou assumem posturas que são inerentes aos seres humanos, como a nobreza de caráter.
Como fazer um texto em apólogo?
Para fazer um apólogo, faz-se necessário, primordialmente, definir uma “lição de moral” ou “um valor” que será ensinado por meio da história, e também definir personagens (inanimados) e contexto com os quais se pode construir uma metáfora do comportamento humano.
Qual é o assunto abordado no texto Um Apólogo?
A história de Machado de Assis “A Agulha e a Linha” faz parte do texto "Um Apólogo". Fala sobre um pequeno conto sobre uma agulha que insiste em dialogar com o novelo de linha. A agulha questiona a linha, sobre quem assume o papel mais importante na costura.
O que se trata a história Um Apólogo?
Este conto de Machado de Assis narra a história de orgulho e vaidade que levam uma agulha e um novelo de linha a uma discussão acalorada em que ambas procuram provar sua superioridade em relação à outra. No fim, na ausência de acordo entre as partes, o autor termina com uma lição de moral valiosa.
Qual o objetivo do apólogo?
Apólogo: Gênero alegórico que ilustra um ensinamento de vida através de situações semelhantes às reais, envolvendo pessoas, objetos ou animais, seres animados ou inanimados. Os apólogos têm o objetivo de atingir os conceitos humanos de forma que os modifique e reforme, levando-os a agir de maneira diferente.
Qual é o narrador do texto Um Apólogo?
Resposta: Narrador-personagem, pois ao mesmo tempo que narra o texto ele é o personagem.
Qual é o tipo de narrador do texto Um Apólogo?
Resposta: Narrador-personagem, pois ao mesmo tempo que narra o texto ele é o personagem.
Em que espaço a história acontece?
O espaço pode ser: físico, quando se passa a história é indicado seja uma fazenda, uma cidade, uma praia, etc. São classificados em espaços fechados (casa, quarto, hospital, etc.) ou abertos (ruas, vilas, cidades, etc.).
O que é o foco da narrativa?
O foco narrativo designa o ponto de vista daquele que narra a história. Dessa forma, ele pode ser em primeira pessoa, isto é, quando pertence a uma das personagens (principal ou coadjuvante), e também pode ser em terceira pessoa, ou seja, quando não pertence a uma das personagens, localizando-se fora da história.
Que tipo de discurso é usado no texto Um Apólogo?
a) O discurso predominante é o direto. O texto é composto principalmente por diálogos. b) O tempo presente é o mais usado nas falas dos personagens. c) Era uma vez uma agulha que disse a uma linha em novelo que ela estava toda enrolada e cheia de si […}
Quais são os 4 tipos de narrador?
Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.
Quais são os elementos da narrativa que caracterizam o texto?
Os elementos da narrativa são recursos usados para detalhar acontecimentos de um texto narrativo. Os elementos da narrativa são enredo, tempo, narrador e personagens que ajudam a contextualizar uma história.
Qual é o enredo da história?
O enredo é considerado a sucessão de fatos de uma história. Em outros termos, ele trata de um conjunto de acontecimentos sucessivos executados pelas personagens em espaço e tempo específicos. É muito comum o uso dos termos trama, intriga ou argumento para se referir aos fatos de uma narrativa.
Em que lugar se passa a narrativa?
Espaço é o local onde a narrativa se desenvolve. O espaço pode ser: físico, quando se passa a história é indicado seja uma fazenda, uma cidade, uma praia, etc. São classificados em espaços fechados (casa, quarto, hospital, etc.)
Quais são os três tipos de foco narrativo?
Quando é o caso, é possível encontrarmos os seguintes tipos de narrador — narrador observador, narrador onisciente neutro ou narrador onisciente intruso.
Quais são os tipos de narrador de texto?
- narrador em primeira pessoa: narrador personagem protagonista: possui relação íntima com a narrativa. narrador personagem testemunha: conta a história de outra pessoa e possui relação próxima com ela.
- narrador em terceira pessoa: narrador observador: conta uma história como alguém que a percebe de fora.
Qual é o narrador da história?
Narrador é aquele que conta a história. Ele pode fazer parte da história, ou apenas contá-la para o leitor. Quando o narrador faz parte da história, isto é, quando também é uma personagem, dizemos que é um narrador em primeira pessoa.
Quais são os 5 elementos narrativos do texto?
Os cinco elementos da narrativa procuram estabelecer: o que acontece (o fato); quando acontece (o tempo); onde acontece (o cenário); como acontece (o enredo); e quem diz o que acontece (o narrador).