O que não pode fazer no polo aquático?
No pólo aquático, exceção feita ao goleiro, ninguém pode agarrar a bola com ambas as mãos, dar socos na bola ou segurar a bola sob a água. Os jogadores podem movimentar-se com a bola, apossar-se dela, segurar a bola sobre a água, permanecer parados com a bola, passar, atirar e jogar enquanto a bola está no ar.
Quais são as regras do polo aquático?
O Polo Aquático é jogado por dois times de sete jogadores cada, e tem duas regras básicas: não é permitido que um jogador, com exceção do guarda redes, segure a bola com as duas mãos; a bola não pode ser afundada por nenhum jogador enquanto estiver sofrendo ataque.
Quais são as variações das faltas no polo aquático?
No caso de faltas mais violentas, o árbitro aplicará a penalidade de acordo com a gravidade do lance. As faltas graves incluem falta de exclusão e falta de pênalti. Esse tipo de falta pode gerar uma exclusão de 20 segundos, além de um tiro livre, ou, em alguns casos, a desqualificação definitiva do jogador.
Quando é considerado uma falta no jogo de polo aquático?
Faltas no jogo Houver empurrões, chutes e socos de integrantes contra o time oposto; Pegar impulso na piscina para realizar o arremesso; Ficar mais que o tempo permitido com a bola na mão ou na realização do arremesso; Exceto o goleiro, não é permitido tocar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo.
Quando ocorre uma expulsão no polo aquático?
As faltas graves podem resultar na expulsão do jogador de pólo aquático por 20 segundos. Um jogador que recebe três faltas principais é removido do jogo por substituição. Chutar ou golpear deliberadamente um oponente resulta na expulsão permanente do jogador infrator.
Qual esporte não tem goleiro?
O Netball é um esporte desconhecido no Brasil, porém de muito sucesso na Oceania e em alguns países da Europa e África. Netball é um jogo de equipe, jogado em uma quadra por dois times de sete jogadores e baseado em passes, arremessos e interceptações.
Qual a duração de um jogo de polo aquático?
Uma partida de polo tem 4 períodos de 8 minutos cada com 2 minutos de intervalo. Cada equipe tem 30 segundos para realizar a jogada.
Quantos tempos tem o polo aquático?
Uma partida de polo tem 4 períodos de 8 minutos cada com 2 minutos de intervalo. Cada equipe tem 30 segundos para realizar a jogada.
Pode tirar a bola da mão do goleiro?
Quando o goleiro controlar a bola com as mãos nenhum adversário poderá disputar abola com ele. + O ato de impedir um goleiro solte a bola com as mãos constitui uma infração. Muito claro o texto! A decisão correta nesta jogada seria tiro livre indireto contra o Criciúma.
O que o goleiro não pode fazer?
Apesar disso, o goleiro não pode segurar uma bola que, de propósito, seja recuada por algum jogador de sua equipe, caso este não se utilize do peito ou da cabeça para recuá-la. Se o fizer, o árbitro marcará falta (tiro-livre indireto), e o time adversário deverá cobrar a falta no local onde o goleiro pôs a mão na bola.
Qual a profundidade da piscina de polo aquático?
1,8 metro
Regras básicas ? A piscina para a prática do polo aquático precisa ter profundidade mínima de 1,8 metro (de preferência, 2 metros), largura de 10 a 20 metros e distância de 20 a 30 metros.
O que é considerado falta no goleiro?
De fato, a infração existirá quando um atleta adversário se posiciona próximo ao guarda metas na intenção de atrapalhar a sua ação ou execução na realização da defesa, seja ela para frente, para os lados ou até para trás.
Pode encostar no goleiro na pequena área?
Já quando há uma falta em dois lances (um “pé alto”, por exemplo) na pequena área, a bola deve ser colocada sobre a linha dela e a barreira na linha do gol. Para o ex-árbitro e hoje comentarista José Roberto Wright, há ainda uma terceira função: “Dentro da pequena área, o goleiro não pode ser tocado no ar”.
Pode jogar deitado?
De acordo com o livro de regras da Confederação de Futebol 7 Brasil, em sua Regra 9 – DAS INFRAÇÕES – alínea “g”, das Infrações Pessoais, configura-se falta pessoal: “Obstruir a jogada prendendo a bola com os pés ou evitando com o corpo sua movimentação, exceto o goleiro caído dentro de sua área de meta”.