O que acontece quando a ventoinha não liga?
Fios da Ventoinha Se o motor está aquecendo, mas mesmo assim a ventoinha do radiador não liga, examine os fios. A primeira coisa a se fazer é desconectá-los. Você identificará dois fios de alimentação, um positivo e outro negativo. Esses fios devem oferecer uma corrente contínua de 12 Volts.
O que faz ligar a ventoinha?
O interruptor térmico (conhecido como “cebolão”) ligava a ventoinha elétrica do sistema de refrigeração e a válvula termostática controlava o fluxo de água entre o motor e o radiador. Hoje, nos veículos com injeção eletrônica, podemos encontrar vários sensores além desses quatro itens “tradicionais”.
Qual sensor aciona a ventoinha?
O sensor de temperatura é um componente do carro que determina quando a ventoinha do radiador liga ao ler a temperatura do sistema de arrefecimento. Se por algum motivo o sensor não estiver funcionando da maneira correta, a ventoinha não será acionada ou, caso funcione, será ligada diretamente.
O que estraga a ventoinha do carro?
Em muitos casos, onde a ventoinha do radiador pode apresentar defeitos, esta relacionado ao nível do liquido refrigerante que pode ter sofrido uma redução devido a vazamentos. Para evitar esse problema, é necessário verificar com regularidade o nível do liquido de arrefecimento do motor do veículo.
Pode andar sem ventoinha?
Sim, está andando normalmente, mas a válvula termostática faz uma falta danada, porque quando se liga o carro de manhã é ela que faz o motor atingir rapidamente a temperatura ideal de funcionamento. E, com o motor frio há uma perda de eficiência, alto consumo e emissões.
Como saber se a ventoinha está funcionando ou não?
0:053:04Clipe sugerido · 38 segundosComo saber se o sistema de arrefecimento está funcionando ? I …YouTube
Como saber qual é o fusível da ventoinha?
0:282:14Clipe sugerido · 56 segundosLocalização do Fusível e relé da ventoinha ELETROVENTILADOR …YouTube
Quanto tempo leva para ligar a ventoinha?
É importante levar em consideração que em dias quentes é normal que a ventoinha seja mais acionada, chegando a funcionar cerca de até 10 minutos depois que o carro já está desligado.
Como saber se a água do radiador está circulando?
Para identificar se o vazamento de água no motor está vindo do radiador é preciso primeiramente ter um dia com tempo seco. Após deixar o carro esfriar, passe mão por baixo do radiador. Se for percebido a presença de água na região, é possível que esteja havendo um vazamento.
Onde fica o fusível da ventoinha do radiador?
0:002:14Clipe sugerido · 48 segundosLocalização do Fusível e relé da ventoinha ELETROVENTILADOR …YouTube
Onde é que fica o fusível?
Normalmente, a caixa de fusível fica no cofre do motor ou embaixo do painel.
Qual é a temperatura ideal para ligar a ventoinha?
De forma geral, a temperatura ideal para o funcionamento do motor é entre 80º C a 100º C. Acima disso, há um superaquecimento do motor, o que pode causar sérios danos aos seus componentes.
Como saber se a água não está circulando no motor?
A maneira mais fácil de identificar e evitar um vazamento de água no motor é observando sempre a conservação das mangueiras no seu veículo. Para verificar, basta ligar o motor e analisar se há formação de bolha ao longo da mangueira.
Como saber se a água está indo para o motor?
Puxou a vareta, ao invés do óleo vir escuro, quase negro, se ele estiver esbranquiçado, e o que é pior, com umas bolinhas, que devem ser da água, pode saber: tem água misturada no óleo, que é um perigo e pode fundir o motor, ou seja,leve o carro urgente para a oficina; para verificar como é que essa água foi parar …
Como saber se o fusível queimou?
Um dos sinais mais simples que indicam que um fusível pode estar queimado é o desligamento de algum item elétrico ou eletrônico. Caso isso aconteça, o motivo provável é o rompimento do filamento do fusível responsável por sua proteção.
Qual é o número do fusível?
Tabela de fusíveis (cores e amperagens): Vermelho – 10 Amperes. Azul – 15 Amperes. Amarelo – 20 Amperes. Transparente – 25 Amperes.
Quanto tempo demora para acionar a ventoinha?
É importante levar em consideração que em dias quentes é normal que a ventoinha seja mais acionada, chegando a funcionar cerca de até 10 minutos depois que o carro já está desligado.
O que acontece quando a bomba d’água está ruim?
A bomba d’água é o componente responsável por bombear o fluido de arrefecimento do motor para o radiador, onde ocorre a troca térmica do fluido, permitindo que ao retornar para o motor refrigere-o. Um defeito na bomba d’água pode sim ocasionar o aquecimento do motor podendo até mesmo danificá-lo permanentemente.
Como saber se a válvula termostática está com defeito?
Superaquecimento. O superaquecimento é um dos problemas mais temidos entre os motoristas. No caso de defeito da válvula termostática, é ocasionado pelo travamento da válvula fechada. Essa situação faz com que o líquido de arrefecimento circule apenas pelo motor, bloqueando a ligação do circuito do radiador.
O que acontece quando a junta do cabeçote está queimada?
Sintomas da junta de cabeçote queimada Caso seu veículo apresenta problemas como diminuição da água do radiador; velas de ignição úmidas; falhas no motor, e fumaça excessiva (falta de fluido de arrefecimento), é bem provável que a junta de cabeçote esteja queimada.
Como saber se a junta do cabeçote está vazando?
O teste é simples. Basta colocar o testador no radiador quando este estiver fechado. Logo depois, é preciso inserir um líquido azul. Com o carro ligado, verifique a cor do líquido: se ele ficar amarelo, isso é um sintoma de que a junta do cabeçote queimou.