Quais as principais obras e seus autores do Trovadorismo?
Autores e obras do Trovadorismo
- Arnaut Daniel, francês, século XI;
- Bernart de Ventadorn, francês, 1130-1200;
- Dom Afonso X, espanhol, 1221-1284;
- Dom Dinis, português, 1261-1325;
- Fernão Rodrigues de Calheiros, português, século XIII;
- Guilhem de Peitieu, francês, 1071-1126;
- João Garcia de Guilhade, português, século XIII;
Como eram chamados os autores do Trovadorismo?
Enquanto o compositor (de origem) era chamado de trovador, o músico era chamado de menestrel. Chamava-se segrel o trovador profissional, cavaleiro que ia de corte em corte divulgando suas cantigas em troca de dinheiro.
Quais são as 4 cantigas?
Tipos de textos do trovadorismo. Os textos do trovadorismo são divididos em quatro principais grupos: cantigas de amor, cantigas de amigo, cantigas de escárnio e cantigas de maldizer. Veja, a seguir, um resumo sobre cada uma dessas classificações.
Como eram chamados os escritores da época do Trovadorismo?
O autor das cantigas era chamado de “trovador”, enquanto o “jogral” as declamava e o “menestrel”, além de recitar também tocava os instrumentos. Por isso, o menestrel era considerado superior ao jogral por ter mais instrução e habilidade artística, pois sabia tocar e cantar.
Qual a principal obra de trovadorismo?
O Trovadorismo em Portugal marca seu início com a obra “A Ribeirinha” de Paio Soares de Taveirós, escrita no final do século XII. Esse movimento influenciou as novas escolas literárias portuguesas e, posteriormente, a literatura brasileira.
Quem foi o fundador do trovadorismo?
Dom Dinis (1261-1325): foi rei de Portugal e importante trovador. O marco inicial do Trovadorismo foi a “Cantiga da Ribeirinha” (conhecida também como “Cantiga da Garvaia”), escrita por Paio Soares de Taveirós, no ano de 1189.
Quem foi o fundador do Trovadorismo?
Dom Dinis (1261-1325): foi rei de Portugal e importante trovador. O marco inicial do Trovadorismo foi a “Cantiga da Ribeirinha” (conhecida também como “Cantiga da Garvaia”), escrita por Paio Soares de Taveirós, no ano de 1189.
O que o Trovadorismo defendia?
Trovadorismo: Cantigas Satíricas
No Trovadorismo, cantigas de maldizer ou de escárnio eram feitas quando os trovadores desejavam dizer mal de algo, como a estrutura social em que se encontravam ou alguém. Elas podiam ser diretas, no caso do maldizer, ou com um sentido ambíguo, que eram as de escárnio.
Quais as cantigas trovadoresca?
As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.
Quem foi o primeiro trovador?
As origens do Trovadorismo
A mais antiga manifestação literária galaico-portuguesa que se pode datar é a cantiga "Ora faz host'o senhor de Navarra", do trovador português João Soares de Paiva ou João Soares de Pávia, composta provavelmente por volta do ano 1200.
Quais os principais autores da literatura portuguesa contemporânea?
Literatura Contemporânea
Entre os principais artistas dessa escola literária na Literatura Portuguesa estão José Saramago (Prêmio Nobel de Literatura em 1998), Antônio Lobo Antunes (As Naus) e José Cardoso Pires (O Delfim).
O que o trovadorismo defendia?
Primeira forma de manifestação literária em Portugal, o Trovadorismo teve início na Alta Idade Média, período em que a Igreja tinha grande poder econômico, político e religioso, controlando as leis, a vida de toda a sociedade e a cultura desta.
O que caracteriza o trovadorismo?
O trovadorismo foi o primeiro movimento literário europeu (séculos XI a XIV) que se caracterizou pela união da música e da poesia com a produção de cantigas líricas (com foco em sentimentos e emoções) e satíricas (com críticas diretas ou indiretas).
Qual foi o principal objetivo do Trovadorismo?
As produções do trovadorismo geralmente eram voltadas para temas que envolvessem amor e sofrimento amoroso. Já o trovadorismo satírico tem como característica o humor ácido e debochado. Ele fazia críticas a sociedade feudal da época. As cantigas satíricas eram divididas em cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.
Qual é a principal característica do Trovadorismo?
De uma forma geral, as características do trovadorismo têm ligação com a lírica grega, que aconteceu períodos antes. Do legado que foi herdado, estão presentes o canto, o acompanhamento musical, a idealização amorosa, dentre outros. Era também notório em algumas trovas o culto que prestavam ao catolicismo.
Qual foi a primeira cantiga do trovadorismo?
O ano de 1189 (ou 1198) é considerado o marco inicial da literatura portuguesa e do movimento do trovadorismo. Essa é a data provável da primeira composição literária conhecida “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga de Guarvaia”. Ela foi escrita pelo trovador Paio Soares da Taveirós e dedicada a dona Maria Pais Ribeiro.
Qual foi o trovador mais famoso?
Ouça o texto abaixo! Sexto rei de Portugal (1279-1325), nascido em Lisboa, conhecido como o Rei Trovador ou o Rei Lavrador. Filho de Afonso III e de sua segunda mulher, Beatriz, e neto de Afonso X de Castela, casou-se com Isabel de Aragão, chamada a Rainha Santa.
Quem foi o maior trovador do mundo?
Gildo
Gildo notabilizou-se como trovador, mas conquistou os públicos maiores, e foi ainda mais abrangente, quando começou a gravar seus versos, vestindo-os com os ritmos regionais do Rio Grande do Sul (chote, valsa, polca, rancheira, vanera) e a absorção que fez da milonga.