Qual é a altura do suporte do extintor?
Os extintores de seu negócio devem estar em local de fácil acesso, desobstruídos, sinalizados e fixados a uma altura máxima de 1,60 m (do gatilho de acionamento até o chão) ou colocados em suporte de piso a uma altura de 20 cm.
Como segurar o extintor de incêndio?
Para acionar, segure o anel na lateral da alavanca e puxe o pino para fora. Assim que o extintor estará pronto para descarregar, segure-o de forma que o bico fique apontado na direção do fogo.
Quais são os 4 tipos de extintores?
Classe A: incêndios sólidos como papel, madeira, plástico ou borracha. Classe B: incêndios causados por líquidos inflamáveis. Classe C: incêndios causados por equipamentos elétricos. Classe D: incêndios causados por metais pirofóricos como alumínio, sódio e magnésio.
Como guardar extintores?
Cuidados para preservação
- Mantenha o extintor limpo e bem conservado;
- Mantenha o extintor, sempre que possível, ao abrigo de intempéries;
- Não perfure ou incinere o recipiente/cilindro: conteúdo sob pressão, risco de acidentes graves;
- Não acione o gatilho do extintor desnecessariamente, apenas na presença do fogo;
O que a NR 23 fala sobre extintores?
23.17.1 Os extintores deverão ser colocados em locais: a) de fácil visualização; b) de fácil acesso; c) onde haja menos probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso. 23.17.2 Os locais destinados aos extintores devem ser assinalados por um círculo vermelho ou por uma seta larga, vermelha, com bordas amarelas.
Qual a distância mínima de um extintor para outro?
Os extintores podem ser instalados em abrigos na parede, em nichos ou em colunas. No entanto devem ser totalmente visíveis. E, enquanto isso, atender as regras de altura como citamos acima. Para a distância entre um e outro equipamento, a obrigação é que seja no máximo a cinco metros da porta de entrada ou da escada.
Qual é a distância de um extintor para o outro?
5.1.3.1. Os extintores deverão ser instalados de forma que a distância máxima a percorrer pelo operador não seja superior a 20 m.
Quais são os 4 procedimentos para o manuseio do extintor?
Apague o fogo através de sua base, diminuindo o que o mantém aceso. – Mire a mangueira de extintor na base do fogo; – Aperte a alavanca lentamente para descarregar o conteúdo; – No caso do pó químico, movimente o extintor de um lado para o outro cerca de 15 centímetros sobre o fogo, até que ele se extingua.
Quais são os 3 tipos de extintores mais comuns?
Porém, escolhemos esses 3 por serem os mais comuns de se encontrar em empresas e prédios. São eles: extintor de água, extintor de CO2 e extintor de pó químico, também conhecido como extintor BC.
Qual a diferença entre o extintor CO2 e o PQS?
Gás Carbônico (CO2) É indicado para incêndios da classe B e C. Seu princípio de extinção ocorre por abafamento e resfriamento e age em materiais combustíveis e líquidos inflamáveis e também contra fogo oriundo de equipamentos elétricos. Pó Químico B/C É indicado para incêndios da classe B e C.
Porque o extintor de incêndio não pode ficar no chão?
Então, para responder à pergunta inicial, o extintor de incêndio não pode ficar no chão porque cada segundo conta quando se trata de combater um incêndio. Ele precisa ser montado na parede, em uma posição acessível e visível, para qualquer pessoa poder agir rapidamente em caso de emergência.
Pode deixar extintor no chão?
Os extintores não devem ser instalados em escadas. Devem estar desobstruídos e devidamente sinalizados de acordo com o estabelecido na NT 20. 5.2.1.3. É permitida a instalação de extintores sobre o piso acabado, desde que permaneçam apoiados em suportes apropriados, com altura recomendada entre 0,10 m e 0,20 m do piso.
O que mudou na obrigatoriedade dos extintores de incêndio desde 2015?
Em 18 de setembro de 2015, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial da União a Resolução 556, que tornou facultativo o uso do extintor de incêndio em carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechadas. Desde então, a falta do equipamento não resulta em multa.
Quais as 6 regras da NR 23 de combate a incêndio?
6 principais regras da NR 23
- Identificação e classificação dos riscos de incêndio;
- Sistemas de detecção e alarme;
- Extintores e equipamentos de combate a incêndios;
- Rotas de evacuação;
- Treinamento de pessoas;
- Plano de emergência.
Quantos extintores tem que ter por metro quadrado?
Independentemente da área ocupada, deverá existir pelo menos 2 (dois) extintores para cada pavimento.
O que significa 20 BC no extintor?
EXEMPLO: Um extintor de Pó Químico ABC de 4 kg, tem uma capacidade extintora de 2-A:20-B:C, mas o que significa isso? As letras fazem referência a classe de incêndio; Os ":" (dois-pontos) separam as classes; E os números indicam justamente a capacidade dentro de cada classe.
Por que o extintor de CO2 não tem manômetro?
Caso o ponteiro do manômetro estiver no vermelho, nota-se a necessidade de realizar uma nova recarga. Por razões químicas de equilíbrio de fases o extintor de CO2 não possui manômetro. O anel identificador informa o ano em que o extintor passou pela recarga.
Quais são os 4 tipos de extintores é para que serve?
Classe B: São incêndios que envolvem líquidos inflamáveis, como gasolina, óleo e álcool. Classe C: São incêndios que envolvem equipamentos elétricos energizados. Classe D: São incêndios que envolvem metais combustíveis, como sódio, magnésio e titânio.