Quando devo trocar a homocinética do carro?
Quando falamos na troca da junta homocinética, o recomendado é que ela seja feita quando o carro atinge, aproximadamente, 40 a 50 mil quilômetros percorridos. É importante, também, consultar as condições de cada fabricante para a substituição da peça.
O que acontece quando a junta homocinética está ruim?
Os problemas da junta homocinética O problema mais comum com essas juntas é o rachamento. Quando isso ocorre, a graxa que fica dentro sai, fazendo entrar umidade e sujeira. Isso implica em maior desgaste e posteriores falhas decorrentes da corrosão e falta de lubrificação.
Quantos km dura a junta homocinética?
50.000 km
Por ser um sistema mecânico bastante simplificado, mas extremamente eficiente, as juntas homocinéticas possuem uma vida útil bem longa. Podem aguentar facilmente os 50.000 km rodados e uma grande parte delas jamais precisará de uma troca.
Como saber se a homocinética está estragada?
Se o veículo vibrar ou trepidar durante as acelerações, ele pode estar com a homocinética deslizante travada ou com a junta fixa gasta ou danificada. Se a vibração ou trepidação acontecer em velocidades constantes ou com o uso do freio-motor, possivelmente o defeito está na homocinética fixa.
O que acontece se não trocar a homocinética?
Apresentando sinais de desgaste acentuado, caso não seja substituída, a junta homocinética pode se romper e o resultado pode ser a perda de tração, travamento ou mesmo danificar peças importantes do carro como: semi-eixos, câmbio, rodas e suspensão.
Porque a junta homocinética estala?
O problema mais comum com a homocinética é quando a coifa de proteção racha ou fica danificada. Uma vez que isso acontece, a graxa sai e a umidade e sujeira entram, fazendo com que a articulação desgaste mais rápido e, eventualmente, falhe devido à falta de lubrificação e à corrosão.
Como avaliar uma homocinética quanto à perda de função?
Uma dica bem característica que o carro apresenta problemas na homocinética é perda de força, mesmo acelerando, durante manobras do veículo, é possível ouvir barulhos de atrito entre partes metálicas, seguida de estalos.
Porque a homocinética faz barulho?
O principal motivo para o surgimento dos trancos e estalos é a ruptura da coifa, que permite a entrada de sujeira como terra e areia. Esses elementos abrasivos contaminam a graxa, transformando tudo numa pasta que gera desgaste excessivo sobre a pista de trabalho das juntas.
Qual é a melhor marca de homocinética?
Mais de mil reparadores elegeram a Nakata como melhor marca em junta homocinética, segundo lugar em amortecedores e em bomba d’ água, e também entre as mais conhecidas em pastilha de freio, sistemas de freio, bomba de óleo e bomba de combustível.
O que faz quebrar a homocinética?
As principais causas de problemas em juntas homocinéticas deslizantes são a coifa cortada, deteriorada, ou ainda, abraçadeiras fixadas de forma incorreta, permitindo a entrada de impurezas que contaminam a graxa e causam desgaste prematuro da junta.
Quantas juntas homocinéticas existem?
Nos veículos com tração traseira, as juntas homocinéticas estão presentes nas 4 rodas. Seu sistema de rolamento por esferas permite que o torque da transmissão seja transmitido para as rodas de maneira constante, independentemente do ângulo ou da movimentação vertical realizada.
Quantas juntas homocinéticas tem em um carro?
Existem dois tipos mais comuns de articulações homocinéticas: um tipo bola e um tripé. Nos carros de tração dianteira, as juntas do tipo bola são usadas no lado externo dos eixos de transmissão, enquanto as juntas do tipo tripé são usadas principalmente no lado interno.
Como arrumar homocinética estalando?
Se uma homocinética está desgastada, não pode ser reparada, e ela terá de ser substituída por uma peça nova ou recondicionada. Às vezes, uma homocinética não é vendida separadamente do eixo. Neste caso, será necessário substituir todo o eixo da homocinética, o que pode custar entre 1 e 2 salários mínimos.
Qual barulho da junta homocinética?
A identificação do ruído da junta homocinética é simples. Você ouvirá um estalo ao esterçar as rodas enquanto acelera, indicando que há um desgaste na pista de trabalho, das esferas da junta homocinética do lado da roda: a junta fixa.
Como consertar junta homocinética?
3:135:23Clipe sugerido · 50 segundosDica sobre junta homocinetica – YouTubeYouTube
Qual marca de homocinética é melhor Cofap ou Nakata?
Mais de mil reparadores elegeram a Nakata como melhor marca em junta homocinética, segundo lugar em amortecedores e em bomba d’ água, e também entre as mais conhecidas em pastilha de freio, sistemas de freio, bomba de óleo e bomba de combustível.
Pode andar com a coifa da homocinética rasgada?
Sim, uma inofensiva brincadeira de criança pode trazer danos para o seu veículo! Uma vez cortada, pode haver a penetração de abrasivos para o interior da coifa e perda de graxa, indispensável para a rolagem das trizetas ou da homocinética.
Qual é a função da homocinética?
O funcionamento da junta homocinética Nos veículos com tração traseira, as juntas homocinéticas estão presentes nas 4 rodas. Seu sistema de rolamento por esferas permite que o torque da transmissão seja transmitido para as rodas de maneira constante, independentemente do ângulo ou da movimentação vertical realizada.
O que é homocinética fixa?
Existem duas categorias de juntas homocinéticas: as deslizantes e as fixas. No caso das juntas homocinéticas fixas, a sua principal função é realizar a ligação entre o cubo da roda e o eixo homocinético e, ainda, permitir a transmissão de torque em diferentes ângulos.
O que é junta homocinética valor?
A função da junta homocinética é transmitir para as rodas a tração do veículo. Determinada pelas marchas, age para que o carro tenha maior ou menor força ao se locomover. É graças a ela que as rodas do seu carro giram, recebendo a força do motor fazendo assim com que o veículo se locomova.
É perigoso andar com a homocinética fazendo barulho?
Ele também acrescenta: “Estalos ao esterçar as rodas enquanto acelera podem apontar desgaste na pista de trabalho das esferas da junta homocinética do lado da roda, ou seja, da junta fixa”.