Quanto custa para fazer virabrequim?
O preço da troca do virabrequim não é dos mais baratos, chegando a custar entre R$ 600 e R$ 800,00 dependendo do modelo. Antes de tomar qualquer decisão, consulte seu mecânico, pesquise valores de reparos e das peças novas e veja o que vale mais a pena para você e o seu carro.
O que faz estragar o virabrequim?
Os itens abaixo podem ser indícios de que algo pode estar errado com seu virabrequim: Os barulhos metálicos em excesso. O consumo excessivo de óleo lubrificante. O superaquecimento do motor.
Tem como recuperar o virabrequim?
A recuperação do virabrequim, (árvore de manivela) é efetuada em uma retífica cilíndrica, específica para a função, em que é efetuada a retífica em colos de biela, mancais e folga axial lateral do virabrequim, em medidas de precisão, pré determinadas por tabelas dos fabricantes do motor.
Quando é necessário retificar o virabrequim?
Qualquer avaria pode gerar atrito, o que prejudica o desempenho do motor, gerando ruído e diminuindo sua vida útil. Portanto, a retifica do virabrequim é um procedimento mandatório para aqueles que precisam recuperar um motor.
Quanto tempo dura um virabrequim retificado?
O tempo de vida útil desse componente é muito variável: de 80.000 km a 500.000 km rodados. No entanto, o pleno funcionamento dele depende da forma como o motor é utilizado e/ou forçado; de como é feita a manutenção do carro; de quais áreas esse veículo costuma ser dirigido: asfalto, terra, etc.
Quanto tempo dura um cabeçote retificado?
Nesse sentido, o motor retificado precisa ser amaciado e existem muitos mitos sobre essa questão. Porém, as montadoras incluem nos manuais as determinações de quilometragem necessárias para cada modelo, o que geralmente varia de 500 km a 1500 km rodados.
Como saber se o virabrequim está ruim?
Algumas características do seu veículo podem indicar que seu virabrequim precisa de atenção:
- Aumento de consumo de combustível;
- Motor vibrando muito;
- Superaquecimento do motor;
- Barulhos metálicos em excesso;
- Consumo excessivo de óleo lubrificante;
- Presença de água ou de metais no óleo lubrificante.
25 de fev. de 2021
O que acontece se o virabrequim está com folga?
Originalmente, a folga axial mantém as peças alinhadas e evitam o atrito lateral com os mancais e previne desalinhamento das bielas. O aumento da folga pode ocasionar diversos problemas ao virabrequim, bloco e peças móveis como bronzinas.
O que é nitretação de virabrequim?
A nitretação do virabrequim é um tratamento termoquímico de superfície , que aumenta a dureza da superfície e lhe proporciona resistência à fadiga e à corrosão, melhorando o desempenho dos aços.
Como recuperar um comando de válvula?
A recuperação comando de valvulas consiste na usinagem da peça, submetendo a processos diversos….Através desse procedimento, é possível obter vantagens como:
- retomada do desempenho original do motor;
- utilização da peça original de fábrica;
- ser mais compensador, quando comparado a aquisição de uma nova peça paralela.
Quantas vezes o motor pode ser retificado?
A retífica do motor precisa ser feita a cada 200 mil km rodados. Isso porque, devido à alta temperatura e ao atrito das peças, o motor fica naturalmente desgastado, até o ponto em que não há outra alternativa a não ser fazer a retífica.
Quantos km aguenta um motor retificado?
Se antes com 150 mil quilômetros rodados já era necessário ficar atento para manter o propulsor funcionando em perfeito estado, hoje em dia ele pode chegar a 300 mil km com a manutenção correta e uso adequado do veículo.
Qual o valor de uma retífica do motor?
Custo médio para retificar o motor Uma projeção ampla sobre o custo médio, que pode ser feita pesquisando na internet, retorna uma faixa de R$ 2 mil a R$ 7 mil reais.
Quanto custa para fazer o cabeçote?
Também existem outros serviços, como troca de sede de válvulas e guias de válvulas, bem como retífica do alojamento do comando de válvulas. Evidentemente, serviços como estes reduzem as chances de um novo reparo mais adiante e possuem um custo bem maior, ficando em torno de R$ 600.
Quanto tempo dura um virabrequim?
O tempo de vida útil desse componente é muito variável: de 80.000 km a 500.000 km rodados.
Como tirar a folga do virabrequim?
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O que é folga no mancal?
Geralmente, é causado por um ajuste incorreto entre as peças dos componentes, como rolamentos e sua carcaça, um casquilho solto em sua tampa, folga excessiva entre um rolamento e sua luva ou um rotor solto em um eixo.
Qual a diferença da folga axial e radial?
A folga interna radial é a distância entre as esferas e o anel externo. Já a folga axial seria a diferença entre o alinhamento dos anéis. Além da folga C3 há outras indicações de folga, como C2, C4, C5, C9NA, etc.
O que faz quebrar válvula?
O dano é principalmente causado por correias dentadas mal ajustadas ou que saltam. Assim o pistão colide com a válvula ainda não completamente fechada durante o funcionamento (Fig. 2). O pistão e o eixo de comando sujeitam a haste da válvula a forças elevadas.
O que causa quebra de comando?
5) A quebra do comando pode ser atribuída a dois fatores: o empenamento da gaiola (mancais) e da parte superior do cabeçote. Uma das formas de se verificar se a gaiola está empenada (a mais simples), remover a gaiola e retirar o eixo quebrado, ao introduzir o eixo novo sobre a gaiola, gire livremente com mão.
O que faz fundir o motor?
A fundição do motor ocorre quando as peças internas se quebram, são danificadas ou derretem. Os componentes de metal, que têm ponto de fusão à temperatura de 1500 °C, mais ou menos, acabam derretendo.